Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #31 - Oscar: Arte ou política?

Por Jornal A Bigorna 25/01/2020 12:10:00 8 mins read 1742
Palanque do Zé #31 - Oscar: Arte ou política?

Palanque do Zé

Dia 09 de fevereiro ocorrerá mais uma Cerimônia de entrega do Oscar. A festa, que é realizada pela The Academy Awards desde 1927, objetiva premiar anualmente os profissionais da indústria cinematográfica com uma estatueta, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica.

Como é sabido, o palco do evento tem sido muito utilizado para manifestações políticas, embora a organização tente coibir isso de muitas maneiras, desde conceder aos agraciados apenas alguns segundos de fala até o corte efetivo do microfone.

Visando garantir que somente os melhores sejam agraciados, A Academia cuida para ter entre seus jurados, gente muito boa e entendida do assunto, tal como o brasileiro Fernando Meirelles.

Um desses "entendidos do assunto" é o escritor Stephen King, autor de best sellers como “It, A Coisa”, “Carrie, A Estranha” e “Um Sonho De Liberdade”, só para citar três dos seus mais famosos trabalhos, que se somam em mais de 50 livros que venderam, juntos, mais de 350 milhões de cópias ao redor do globo.

Uns dias depois da divulgação dos filmes que concorrerão à uma premiação, King foi ao Twitter para dizer sua opinião sobre a polêmica da suposta falta de diversidade de gênero, entre os nomeados para concorrerem ao Oscar 2020: "Como escritor, posso indicar em apenas três categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original (...) Para mim, a questão da diversidade - como se aplica a atores individuais e diretores, de qualquer maneira - não apareceram. Dito isto, eu nunca consideraria a diversidade em matéria de arte. Apenas qualidade. Me parece fazer o contrário seria errado".

Muito razoável, não? Afinal, lembre-se que o objetivo da Academia é “premiar anualmente os profissionais da indústria cinematográfica com uma estatueta, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte da produção cinematográfica”, como dito acima. Ninguém aqui está falando de diversidade de gênero, política de inclusão social ou de igualdade. Estamos, repisa-se, falando de qualidade pura e simplesmente.

Mas o pessoal da esquerda mundial resolveu ficar de mimimi mais uma vez e inundou o Twitter do Mestre do Horror com seu papo furado anti meritocracia, o que o obrigou a se manifestar novamente: "A coisa mais importante que podemos fazer como artistas e pessoas criativas é garantir que todos tenham a mesma chance, independentemente de sexo, cor ou orientação. No momento, essas pessoas estão mal representadas, e não apenas nas artes (...) Você não pode ganhar prêmios se ficar de fora do jogo".

Ou seja, King, assim como qualquer pessoa de bom senso, acredita que todos nós devemos ter condições para sermos bons no que fazemos, independente de cor, credo, raça ou sexo. Mas se não formos bons, não merecemos prêmio!

O raciocínio é tão lógico, que chega a ser vergonhoso ter de explicá-lo. E ainda pior: Tenho vergonha alheia de ver gente defendendo publicamente que uma associação criada única e exclusivamente para glorificar os melhores do cinema mundial retire a estatueta de quem a merece, para entregá-la ao incompetente, só porque ele é politicamente engajado. Seria como se a professora da quinta série retirasse a nota boa de uma criança, e a transferisse para outra, só porque ela faz birra com frequência.

Palanque do Zé
Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Com mínima de 6°c, Avaré entra em estado de atenção para chuva e ventos neste fim de semana
junho-19-2026 183
Avaré
Inclusão, alegria e acolhimento marcam programação especial para famílias atípicas na Festa Junina de Avaré
junho-19-2026 130
Avaré
Obra contra enchentes altera trânsito no centro de Avaré
junho-19-2026 170
Avaré
ACIA fortalece empresas com o Cartão EBA Benefícios
junho-19-2026 110
Caso de Polícia - SP
Menor de 15 anos é apreendido por tráfico de drogas
junho-19-2026 124
Caso de Polícia - SP
Homem é preso em flagrante após quebrar vitrine e furtar manequim
junho-19-2026 186
Artigo
Copa do Mundo e Autismo: Como tornar esse momento mais confortável e divertido
junho-19-2026 3164
Avaré
Sindicato Rural realizará diversos cursos em parceria com a Prefeitura
junho-19-2026 85
Acidente
Motorista atropela pedestre, foge sem prestar socorro e vítima morre na Castello Branco
junho-19-2026 160
Política Nacional
Alcolumbre quer alterar PEC, e fim da escala 6x1 pode ficar para depois da eleição
junho-19-2026 104
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS