Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Prefeitura de Avaré cancela Pregões Presenciais depois de denúncia de empresa junto ao TCE

Por Jornal A Bigorna 07/05/2017 21:49:00 2659
Prefeitura de Avaré cancela Pregões Presenciais depois de denúncia de empresa junto ao TCE

Prefeitura de Avaré

A administração de Silvestre Filho (PTB) cancelou o Pregão Presencial, nº 35/17, depois que a empresa  BRINK OBIL EQUIPAMENTOS EDUCACIONAIS LTDA, acionou o Tribunal de Contas do estado (TCE), alegando possíveis irregularidades.

O objetivo da prefeitura era a de “aquisição de 8.780 kits de uniformes escolares para alunos da rede municipal”.

A empresa ingressou com a ação criticando a inserção de exigências técnicas excessivas, “capciosamente descritas com especificações incomuns de mercado, totalmente desnecessárias para a finalidade da contratação e, portanto, meramente direcionadoras (suspeitas), servindo apenas para impedir a participação de inúmeras empresas que atuam nesse ramo.”

Abaixo leia as especificações que a prefeitura exigia dos participantes:

Como exemplo, apresenta os requisitos demandados para camisetas manga curta e longa, “de meia malha, 50% poliéster e 50% algodão (Fio 30/1), Gramatura 170 g/m², Cor Branca, mManga e Recorte lateral frontal em Meia Malha, 67% Poliéster e 33% Viscose (Fio 30/1), Gramatura 165 g/m², Cor Azul Marinho c/ Pantone, Friso na junção do Recorte em Meia Malha 67% Poliéster 33% Viscose (Fio 30/1), Gramatura 165 g/m², Cor Vermelho c/ Pantone, etiqueta em fundo tecido Jacquard imitando Bordado, estampa costa, Gola “V” em Retilínea 100% Acrílico com listras, estampa escrita na lateral esquerda costas e frontal na lateral direita e Brasão”.

Já as bermudas masculinas e shorts e saias femininos, além da descrição excessiva acima, “deverão ser confeccionados em “TACTEL MAQUINETADO COM DESENHO FORMANDO UMA COLMEIA em forma hexagonal medindo 5mm de altura por 4mm de largura, base de 1mm e vértice de 3mm, no sentido diagonal, relevos do desenho aparentes, impermeável”. Por derradeiro, informa que as jaquetas e calças deverão ser produzidos com “tecido em Malha Felpada 72% Poliéster 28% Poliamida, Gramatura 175 g/m², Cor Azul Marinho c/ Pantone (Tipo de malha (tecnologia) malharia urdume feito em máquina com barra eletrônica, com desenho vertical em zig-zag em toda sua extensão, com espaçamento de 3mm entre um desenho e outro, acabamento final prefixação.

E continua:

“As peças dos uniformes escolares (que deveriam ser produtos comuns), na forma como especificadas no edital, passam a ser produtos incomuns a serem especialmente desenvolvidos para a Prefeitura de Avaré, (...) com tecidos (...) de composição totalmente diferenciada daqueles encontrados no mercado (...), desenhos em forma de COLMÉIAS E ZIG-ZAGS, medidas milimétricas, sendo por demais específicos, e portanto, só poderiam ser atendidos no prazo exigido para apresentação de amostras acompanhadas de Laudos Laboratoriais pelos licitantes que possuem previamente esse material”

O TCE mandou a prefeitura suspender o Pregão Presencial, tendo em vista, que, a reclamante teria fundamentação em seu argumento de suposto direcionamento licitatório.

Por fim, depois de suspender a licitação, a prefeitura resolveu ‘revogar’ o Pregão Presencial para compra de uniformes escolares.

O conselheiro do TCE Edgard Camargo Rodrigues, arquivou a denúncia.

Na atual administração, de Silvestre Filho já há sub-judice a Operação Tapa-Buracos. Agora uma nova denúncia apontava supostamente direcionamento na compra de uniformes escolares. Caso a empresa não ingressasse com a ação no TCE, o Pregão poderia ter ocorrido normalmente.

Íntegra da denúncia ao TCE pode ser visualizada no link abaixo:

http://www2.tce.sp.gov.br/arqs_juri/pdf/588735.pdf

 

Outra denúncia

A mesma empresa impetrou também junto ao TCE denúncia de suposto direcionamento de licitação contra o Edital de Pregão Presencial nº 045/17, que tinha por objeto a aquisição de 8.810 (oito mil oitocentos e dez) kits de material escolar para alunos da rede municipal.

A empresa alegou as irregularidades abaixo especificadas:

A Representante alega, em síntese, que o edital apresenta as seguintes ilegalidades:

a)exigências restritivas que direcionam o certame para algumas marcas/fabricantes nos itens “caixa de lápis de cor 12 cores”, “caixa de giz de cera 12 cores”, “borracha escolar nº 20”, “caixa de massa de modelar 6 cores”, “tubo de cola líquida 90gr”; b)exigência de tecido diferenciado não disponível no mercado para “estojo escolar e sacola para livros”, bem como apresentação de laudos e amostras;

c)ausência de exigência de certificação do INMETRO compulsória nos itens “pasta polionda e apontador com depósito para lápis jumbo”.

Diante da denúncia, a prefeitura também cancelou a licitação supostamente suspeita.

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM flagra traficante com 920 porções de cocaína em SP que seriam levadas para Cerqueira César
7-maro-2026 181
Caso de Polícia - SP
Homem é preso por importunação sexual após expor órgão genital a mulher em supermercado em Avaré
7-maro-2026 108
Avaré
Roberto Araujo sanciona lei que destina área pública para construção de moradias populares em Avaré
7-maro-2026 449
Avaré
Avaré inicia os estudos para a construção do novo Plano Municipal de Educação
7-maro-2026 154
Avaré
Entenda como funciona a distribuição de medicamentos na Farmácia Popular e na FArmácia do Povo  de medicamentos à população
7-maro-2026 172
Avaré
CEI Maria Izabel realiza segunda edição do Projeto “Intergeracional - Laços de Afeto”
7-maro-2026 162
Política Nacional
Kassab entra como vice de Caiado para ampliar poder de barganha do PSD no 2º turno, dizem aliados
7-maro-2026 121
Nacional
SP reduz superlotação de presídios do semiaberto e agrava a do fechado
7-maro-2026 112
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1787
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1618
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS