Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Prezado Secretário da SAP

Por Jornal A Bigorna 26/10/2016 13:01:45 3627
Prezado Secretário da SAP

Antes de detalhar-vos o motivo e o porquê da denúncia, gostaria de parabenizá-lo pela atitude de responder uma matéria do cunho de sua Secretaria (SAP), mesmo que tenha sido num tom pouco cordial.

O senhor Secretário ao tecer críticas ao jornal declarando que a matéria é inverídica e desprovida de credibilidade, mostrou o que temíamos. Existe certo corporativismo dentro da SAP. O que o Secretário poderia externar era de que poderia abrir uma investigação para apurar a verdade dos fatos, mas preferiu ficar na seara de tentar desacreditar o jornalista e a denúncia.

Cabe salientar, que, em momento algum, a matéria editada por este jornal, citou que existe morte ou agressão de presos na Penitenciária 1, mas sim, em outras Unidades prisionais do Estado.

O Secretário diz que todos os presos são tratados de forma igualitária. Deste modo, venho lembrar o senhor de uma matéria da Revista Veja, há poucos meses, onde mostrava que Marcos Camacho (Marcola) recebeu mais de 600 atendimentos médicos particulares, o que não ocorre com outros presos, ou seja, todos são iguais, porém diferentes.

Quanto ao detento e sua amásia que fez a denúncia, que, infelizmente o senhor coloca como obra de ficção, lamento a dizer que, como jornalista, não tenho o dom da psicografia. Assim, como não existe lista de presos nas cadeias, este que lhe escreve sequer sabia da existência do detento do Ceará em Avaré. Outro ponto, que talvez tenha passado despercebido pelo senhor, é o fato de que não coloquei a data em que a denunciante viu o caso, pois se datasse o fato, com certeza, entregaria a fonte, já que existe uma lista de quem entra durante os dias de visita nas penitenciárias. O senhor, apenas corroborou que o preso existe e estava em Avaré, deste modo, não inventamos a matéria.

Vou fazer uma analogia de uma frase do filosofo Voltaire: “Deus não age porque é omisso ou porque considera a humanidade um projeto falido”. Deste modo, coloco que o sistema prisional (todo) sofre com a omissão dos governantes e, ainda pior, o sistema está falido. O Estado coloca “gatos” no sistema, e eles saem de lá “Leões”, ou seja, o grau de ressocialização que deveria haver nas cadeias, simplesmente não existe. O senhor como Secretário atuante e capacitado, poderia ser um dos primeiros a tentar moldar outro regime carcerário, não misturando os presos que tem condições de ressocialização, com aqueles que sabemos que são incorrigíveis. Seria um grande passo para uma mudança real nas cadeias.

Já os servidores públicos (agentes penitenciários) realmente são pessoas distintas e trabalhadoras, mas que convivem com a insalubridade do sistema, o que os torna também vítimas de um sistema falido.

Lembro-me como se fosse hoje, quando o senhor Secretário era diretor da Penitenciária de Avaré, e teve que ter pulso firme quando surgiu uma facção em 1996  CDL (Comando Democrático pela Liberdade) – liderada por alguns presos que estavam em Avaré.

Enfim, a denúncia foi feita para que as autoridades tomassem ciencia daquilo que poderia estar ocorrendo. O papel do jornalista não é agradar, mas mostrar a paisagem da forma que ela é, e não a enfeitando. O papel do jornal é fazer as pessoas pensarem, pois somente a letra fria não cria cidadãos com critérios e opinião.

Deste modo, acredito eu como jornalista, que o Secretário Lourival Gomes está à frente da SAP há anos porque é um profissional competente. Espero que o senhor Secretário tenha todo os aparatos para impedir que presos mais fortes dominem os mais fracos, podendo tornar o sistema prisional em um aparato de grande valia para o crime.

A sociedade clama que a Justiça seja seguida e que tenha pulso firme contra as facções. Mas também sabe que, onde há uma injustiça, por detrás dela existe um ser-humano sofrendo.

Cordialmente

*André Guazzelli

 

 

 

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Bairro Terras de São José terá viaduto; obra é orçada em 90 milhões
4-setembro-2026 146
Avaré
Moradores do bairro Terras de São José receberão  nova unidade e saúde (UBS)
4-setembro-2026 304
Literatura
Associação Espírita Arco Íris realiza, hoje, dia 09 , caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização  do Transtorno do Espectro do Autismo
4-setembro-2026 124
Avaré
Prefeito Roberto Araujo anuncia projeto que valoriza profissionais da Educação
4-setembro-2026 231
Acidente
Acidente com três carretas, bitrem e carro interdita a Raposo Tavares no interior de SP
4-julho-2026 2328
Avaré
Câmara reprova contas de Jô Silvestre
4-julho-2026 2131
Avaré
6º Simpósio do Autismo, que acontece no dia 24 de abril, está com inscrições abertas
4-julho-2026 1670
Avaré
Vereador esclarece licitação de R$ 39 milhões para merenda em Avaré,  critica "pânico" na rede e críticas tendenciosas com motivações políticas
4-julho-2026 3622
Avaré
Barra Grande terá rodeio em cutiano no domingo, dia 12
4-julho-2026 773
Avaré
Avaré recebe etapa do Circuito Interior de Jiu Jitsu
4-julho-2026 1781
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS