Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Santa Casa de Avaré vem se tornando modelo de qualidade na saúde da região

Por Jornal A Bigorna 23/07/2017 16:03:00 6629
Santa Casa de Avaré vem se tornando modelo de qualidade na saúde da região

Santa Casa de Avaré

Gerida por Miguel Chibani Bakr, atualmente, a Santa casa de Avaré vem se tornando numa das principais referências em administração pública, qualidade e atendimento aos pacientes de Avaré, e também para mais de 17 cidades da região.

Com o primeiro prédio situado pela Rua Domiciano Santana em 1.904 e posteriormente transferida em 1.907, quando a pedra fundamental do prédio atual foi lançada, no dia 20 de junho de 1.907, tendo ficado a obra do prédio concluída em 1.909. Gesiel Júnior em seu livro - (Avaré, em Memória Viva 3),  narra que em 1917 a Congregação  das Irmãzinhas da Imaculada Conceição começaram a cuidar do setor de enfermaria.

Hoje, com amplo espaço e modernos quartos de internação a Santa Casa não para de expandir, e, deste modo, oferecer saúde de qualidade aos pacientes que necessitam de tratamentos.

 

Alas de internação - A Instituição conta com cinco Alas de internação. As Alas 2 e 5 são reservadas aos pacientes internados com subvenção do SUS (Sistema Único de Saúde), com cerca de 42 leitos na Ala 2 e 28 pela Ala 5.

Já as Alas 1 e 3 são para atendimento com convênios, sendo disponibilizado 48 leitos hospitalares. Além disso, a nova Ala 4 começará, em breve, a ser disponibilizada para pacientes particulares.

Além das Alas de internação a Santa Casa reformou e continua melhorando o setor de internação da Maternidade, a qual conta com 27 leitos, tendo sido já construído 6 novos e aguardando ainda a ampliação de mais quartos. Já a pediatria, em reforma, conta com 18 leitos.

Segundo a chefe de enfermagem, a enfermeira Nanci, a Santa Casa espera, após a reforma da maternidade, assinar convênio com o governo estadual, e poder contar com o apoio do Programa “Rede Cegonha”, o qual oferece subsídios  e apoio aos hospitais conveniados para que sejam realizados partos ‘normais’, ao invés de cesarianas.

A administração ainda está reformando o setor do Centro Cirúrgico. Segundo Chibani, cerca de 6 novas salas de cirurgia logo serão terminadas e equipadas, e devem entrar em funcionamento até o mês de agosto, com mais tecnologia e aparelhos que deixarão as salas cirúrgicas com 99% de proteção contra qualquer tipo de infecção.

Nova lavanderia - Chibani ressalta ainda que a lavanderia também foi remodelada, e novos maquinários já foram comprados  e, dentro em breve estarão sendo instaladas. A Santa Casa gastou cerca de 323 mil reais para adquirir as máquinas de lavar e secar de última geração. As antigas, segundo o Provedor, deverão ser doadas para Instituições filantrópicas de Avaré.

Administração e Estrutura – A administração também está de ‘cara nova’. Os funcionários da administração, hoje, trabalham numa sala de amplo espaço, que cuida dos faturamentos, contabilidade e Auditorias.

Além de toda a reforma do prédio onde eram colhidos os exames de sangue, dentre outros, o local também abriga uma sala de treinamento para os funcionários da Santa Casa.

 

Novo aparelho – Um novo aparelho para pacientes que necessitem de atendimento neurológico já foi adquirido. Chama-se “Aspirador Ultrassônico”, com custo estimado de 345 mil reais, o aparelho é um dos únicos da região de Avaré e já está a serviço da saúde.

Outro aparelho que irá modernizar o setor de neurologia é o microscópio eletrônico, que está sendo adquirido pela Instituição, com valor de 120 mil, para auxiliar os profissionais no atendimento.

 

Futura fisioterapia – Embaixo do prédio, onde antes funcionava o ambulatório, a administração já está com força total na reforma, que se tornará um centro de fisioterapia totalmente reestruturado. Embora não haja prazo ainda para o término, Chibani destacou que procurará atender os pacientes com os mais modernos aparelhos de fisioterapia num espaço amplo e adequado.

Provedor- Com 10 anos de dedicação à Santa Casa, o provedor Miguel Chibani Back, transformou sua vida em dedicação exclusiva à Instituição.

Segundo ele, embora as verbas sejam escassas, a administração contou só neste ano com ajudas de deputados com emendas que, em 2.017 chegaram a 1,4 milhões de reais, o que possibilitou o andamento e o bom funcionamento da Santa Casa.

Chibani destaca que a Santa Casa atende mais de 80% dos pacientes pelo SUS, entretanto, somente 60% das despesas são cobertas pelo Sistema. Segundo ele, além das emendas, a economia nas compras e convênios, contorna a situação do déficit que a rede pública não consegue cobrir completamente.

“A Santa Casa não é um Instituição politizada. Todos que colaboram ajudam aos pacientes de Avaré e região.” – destacou Miguel Chibani.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Bairro Terras de São José terá viaduto; obra é orçada em 90 milhões
4-setembro-2026 171
Avaré
Moradores do bairro Terras de São José receberão  nova unidade e saúde (UBS)
4-setembro-2026 332
Literatura
Associação Espírita Arco Íris realiza, hoje, dia 09 , caminhada em prol ao Dia Mundial de Conscientização  do Transtorno do Espectro do Autismo
4-setembro-2026 142
Avaré
Prefeito Roberto Araujo anuncia projeto que valoriza profissionais da Educação
4-setembro-2026 258
Acidente
Acidente com três carretas, bitrem e carro interdita a Raposo Tavares no interior de SP
4-julho-2026 2343
Avaré
Câmara reprova contas de Jô Silvestre
4-julho-2026 2143
Avaré
6º Simpósio do Autismo, que acontece no dia 24 de abril, está com inscrições abertas
4-julho-2026 1687
Avaré
Vereador esclarece licitação de R$ 39 milhões para merenda em Avaré,  critica "pânico" na rede e críticas tendenciosas com motivações políticas
4-julho-2026 3637
Avaré
Barra Grande terá rodeio em cutiano no domingo, dia 12
4-julho-2026 786
Avaré
Avaré recebe etapa do Circuito Interior de Jiu Jitsu
4-julho-2026 1796
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS