Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

Traficante mais procurado do Brasil é preso no Paraguai

Por Jornal A Bigorna 13/12/2017 18:55:00 1242
Traficante mais procurado do Brasil é preso no Paraguai

Prisão

O traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, de 42 anos, foi preso nesta quarta-feira, 13, na cidade de Encarnación, no Paraguai. Piloto, que era um dos criminosos mais procurados do Brasil, estava escondido havia cerca de cinco anos no país vizinho, de onde remetia armas, drogas e munições para abastecer as favelas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), no Rio de Janeiro.

Piloto foi detido por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, no bairro Arroyo Porâ, que abriga ex-barrageiros, no departamento de Itapúa. O traficante foi surpreendido em sua casa e não ofereceu resistência.

De acordo com a Senad, a detenção foi possível graças a uma investigação realizada com apoio da Polícia Federal do Brasil e da Agência Antidrogas Americana (DEA).

Piloto possui extensa ficha criminal, que inclui crimes de homicídio, tráfico, associação para o tráfico e roubos. Ele era um dos líderes da facção carioca e chefiava o tráfico de drogas de Manguinhos, na zona norte do Rio. Preso em março de 1998, cumpriu pena até progredir para o regime semiaberto em 2007. Quando teve direito a uma saída temporária, deixou a prisão por seis dias e não voltou mais.

Antes de fugir para o Paraguai, o criminoso liderou quadrilhas de roubos de carro e cargas e teria participado da derrubada do helicóptero da Polícia Militar, em 2009, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Homem de confiança de Fernandinho Beira-Mar, ele herdou a rede de tráfico de Marcelinho Niterói, morto pela Polícia Federal no complexo da Maré, em 2011.

Piloto também fez parte do grupo de dez traficantes acusados do resgate de Diogo de Souza Feitoza, o DG, de 29 anos, da 25ª Delegacia, no Engenho Novo, em julho de 2012. O traficante costumava organizar bailes funk e circulava pelas comunidades em carros de luxo roubados, exibindo armas.

Recompensa

A polícia chegou a oferecer uma recompensa de R$ 10 mil por informações que levassem à sua prisão e ele fugiu para o Paraguai. No país vizinho, passou a controlar o tráfego na fronteira. Há suspeita de que tenha participado do planejamento da emboscada que resultou na morte do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, em junho de 2016, em Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil. A ação teria sido organizada junto com o Primeiro Comando da Capital (PCC), mas Piloto acabou rompendo com a facção paulista meses depois em razão da disputa pelo controle do tráfico de drogas e armas na fronteira.

Até ser preso, ele vinha operando na remessa de drogas e armas para o CV no Rio. De acordo com o titular da Senad, Hugo Vera, os agentes tentam prender outros integrantes do grupo de Marcelo Piloto que trabalhavam no envio de drogas em grande escala para outros países. A polícia paraguaia também quer esclarecer se ele teve participação no roubo à empresa de valores Prosegur, em abril deste ano, em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil. Como o brasileiro usava documentos falsos e tinha uma pistola no momento da prisão, ele deve permanecer preso no Paraguai até o fim da operação.

No Sistema de Cadastramento de Mandados de Prisão da Polícia Civil do Rio constam 20 mandados contra Marcelo Piloto. Ele já tem 25 anos de prisão a cumprir, além dos processos que ainda não tiveram julgamento definitivo.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, disse que a prisão desarticula o fornecimento de armas, munição e drogas para o Comando Vermelho. Segundo ele, a Secretaria vai pedir para interrogar o preso assim que ele for trazido para o Brasil.(DoEstado)

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
PM flagra traficante com 920 porções de cocaína em SP que seriam levadas para Cerqueira César
7-maro-2026 137
Caso de Polícia - SP
Homem é preso por importunação sexual após expor órgão genital a mulher em supermercado em Avaré
7-maro-2026 69
Avaré
Roberto Araujo sanciona lei que destina área pública para construção de moradias populares em Avaré
7-maro-2026 260
Avaré
Avaré inicia os estudos para a construção do novo Plano Municipal de Educação
7-maro-2026 127
Avaré
Entenda como funciona a distribuição de medicamentos na Farmácia Popular e na FArmácia do Povo  de medicamentos à população
7-maro-2026 126
Avaré
CEI Maria Izabel realiza segunda edição do Projeto “Intergeracional - Laços de Afeto”
7-maro-2026 120
Política Nacional
Kassab entra como vice de Caiado para ampliar poder de barganha do PSD no 2º turno, dizem aliados
7-maro-2026 98
Nacional
SP reduz superlotação de presídios do semiaberto e agrava a do fechado
7-maro-2026 88
Avaré
Avaré fortalece o planejamento, amplia parcerias e busca novas oportunidades para impulsionar o turismo e a economia local
7-janeiro-2026 1779
Avaré
Reunião fortalece integração entre Polícia Civil e instituições parceiras no combate aos maus-tratos contra animais
7-janeiro-2026 1568
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS