• Artigo: A Educação e a Formação Social

    1380 Jornal A Bigorna 04/09/2017 15:31:00

    Artigo: A Educação e a Formação Social

    O papel que a escola representa no desenvolvimento de um cidadão transcende o teórico. Na prática, observa-se em uma pessoa, o reflexo de todo o processo de aprendizagem, absorção de informações e socialização construídos no ambiente escolar. Quando se fala em “tempos de aprender”, todas as suas escolhas e mudanças têm efeito direto sobre si mesmo e convertem os produtos em saber e experiência. Elementos que integram o significado de conhecimento, introduzindo uma realidade em que o ciclo do questionamento e busca por respostas dita a evolução e o progresso do bom desenvolvimento de um indivíduo.

    Uma barreira é quebrada e o conforto de ver as mesmas faces com os mesmos costumes dentro de casa com a família, é rompido. Abrindo oportunidades para se conhecer pessoas novas e as características únicas de cada um, em um espaço que pratica a construção do intelecto e apresenta a convivência em grupo. Quando se desabrocham as habilidades que dizem respeito às práticas sociais do homem, logo ocorrem modificações nos comportamentos do mesmo, provenientes de sua adaptação ao meio em que vive e ambições que o mantém progredindo.

    Surgem assim as amizades e a interação social, junto de seus valores. Estar envolvido com estes vínculos emocionais, afetivos, hierárquicos ou simbólicos por consequência dos relacionamentos com as pessoas ao seu redor, aos poucos se sustentam os conceitos de solidariedade, razão, ética, respeito, debate e sociedade.

    Em comemoração ao centenário do município de Cerqueira César, a exposição de arte promoveu uma pesquisa sobre a história local, permitindo que os alunos da escola NIBAPI obtivessem dados a respeito de todo o nascimento do sistema educacional na região. Apenas em 1950, com os alunos viajando para estudar, a cidade enfim recebeu sua primeira instituição de ensino. Anos depois, comemorando cem anos, ela se mostra um ponto de encontros, com pessoas de toda a região que procurem estudo ou lazer.                

    Contribuindo para a vivência em grupo da população, promovendo a comunicação e o compartilhar de ideias, Cerqueira César atrai estudantes de fora para dentro de suas escolas, visitantes às ruas e famílias que buscam o conforto e a tranquilidade interiorana, justificando ser conhecida como “a cidade que faz amigos”.

    Em uma pesquisa em campo feita com todos os alunos do período matinal (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) da escola Quintalzinho, a respeito de suas experiências estudantis e a fama acolhedora do município, registrou-se que 69% dos participantes as consideram satisfatórias. Tendo 30% classificado como excelente e 39% como boa.

    Cientes de que, mesmo com sua maioria sendo cerqueirense, uma grande parcela dos estudantes vêm de outras cidades vizinhas, percebe-se grande participação da própria instituição e da cidade onde foi concebida quando se trata da união e conexão entre as pessoas envolvidas na rotina dos alunos, trabalhadores e familiares.

    Ao prestar atenção a seu redor, percebe-se cada função, importância e participação de cada um como peças que dão funcionamento às engrenagens das vidas de todos. Apenas trabalhando e agindo em união é que se pode ter a definição de um meio que existe a favor de todos nós, a cada ano dando forças a uma única e própria identidade do grupo.

    Por Juan Luca - estudante.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Artigo: A Educação e a Formação Social
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também