• Com mais de 78 mil casos em um dia, Reino Unido teme epidemia simultânea de Delta e Ômicron

    1187 Jornal A Bigorna 16/12/2021 13:00:00

    O Reino Unido registrou um número recorde de casos de covid-19 nesta quarta-feira, 15, ligando o alerta para um novo pico da pandemia no horizonte. Enquanto a variante Delta do novo coronavírus continua predominando no país, o principal conselheiro médico do governo de Boris Johnson já anuncia uma epidemia simultânea de Ômicron nas próximas semanas.

    Segundo os dados oficiais, foram registrados 78.610 novos casos da doença nas últimas 24 horas no país. O recorde diário anterior era de 68.053 em 8 de janeiro, em pleno avanço da variante Alfa. O país é um dos mais castigados da Europa, com mais de 146 mil mortos.

    “O que temos são duas epidemias uma por cima da outra. Uma epidemia Delta atual, aparentemente estável, e uma epidemia de Ômicron de crescimento muito rápido”, disse o diretor-médico da Inglaterra, Chris Whitty, em entrevista coletiva.

    O médico ainda alertou que é possível que novos recordes sejam quebrados nas próximas semanas conforme a ômicron avance pelo Reino Unido. “Infelizmente, temos que ser realistas, pois muitos recordes serão quebrados nas próximas semanas, à medida que as taxas continuam subindo.”

    Além dos números de casos, Whitty também citou o aumento das hospitalizações em algumas áreas do país e as festas de fim de ano devem ser um agravante. “Temo que haverá um número crescente de pacientes com Ômicron indo para o NHS (Serviço Nacional de Saúde na sigla em inglês), indo para o hospital, indo para UTIs. Não sabemos as proporções exatas, mas haverá números substanciais. Isso começará a ficar claro, a meu ver, logo após o Natal.”(Do Estado)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também