• testando

    Covid: São Paulo já tem "variantes de atenção" em pelo menos 133 cidades

    1874 Jornal A Bigorna 28/05/2021 19:30:00

    O estado de São Paulo já registra "variantes de atenção" em pelo menos 133 municípios. Não houve ainda confirmação oficial de casos da mutação indiana, mas há as variantes identificadas inicialmente em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul.

    Como já foram mapeadas mais de uma centena de variantes no mundo, as chamadas "de atenção" são as que oferecem maior risco de contágio e precisam de um acompanhamento mais intenso por parte da Vigilância Sanitária. A P.4, por exemplo, identificada nesta semana no interior paulista, não faz parte delas por enquanto.

    Ao todo, as variantes de Manaus, do Reino Unido e da África do Sul têm pelo menos 374 casos confirmados no estado, em mais de um quinto das cidades. A Secretaria de Saúde avalia que o número, no entanto, deve ser maior, com possibilidade até da circulação da variante da Índia.

    Segundo o secretário, que também é infectologista do Hospital Emílio Ribas, este não é o caso da variante apelidada P.4, descoberta na última semana em Mococa e Porto Ferreira, no noroeste paulista, e em pelo menos outras 19 cidades. "Já vimos que é uma mutação sem uma agressividade maior, mais semelhante à que já está em circulação por aqui", explica.

    A variante identificada inicialmente na Índia no último mês (B.1.617.2) teve a primeira confirmação no Brasil no Maranhão. Depois, foi a vez de um viajante de 32 anos de Campos dos Goytacazes (RJ) que pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio.

    Após a confirmação da mutação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Secretaria Estadual de Saúde diz ter passado a rastrear os outros passageiros que estavam no voo. O infectado, no entanto, já tinha partido no voo doméstico para o Rio de Janeiro.

    Segundo a secretaria, ainda não há confirmação da variante no estado, mas deverá ocorrer em breve.(Da Folha de SP)

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também