O livro recém- lançado “Laços de Sangue - A História Secreta do PCC" (editora Matrix) – vem com uma boa dose de suspense e a história de como foi fundada a Organização criminosa que hoje ‘controla’ os presídios do estado de SP.
A obra escrita pelo procurador Marcio Sergio Christino em parceria com o jornalista Claudio Tognolli, faz revelações da participação de inúmeros membros que deram origem e conseguiram a façanha de fazer com apenas oito presos, uma Organização criminosa tomar o poder paralelo no lugar do estado.
Rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos, narcotráfico... A lista de crimes engendrados pelo PCC – Primeiro Comando da Capital é tão gigantesca quanto sua estrutura. O PCC foi um monstro gerado por oito detentos dentro do sistema penitenciário, na Casa de Custódia de Taubaté – SP. Seus tentáculos se espalharam para fora dos muros das prisões e agora atemorizam, além dos brasileiros e suas instituições, até outros países vizinhos. Nesta obra você vai conhecer a verdadeira história dessa facção, contada por uma das maiores e mais especializadas autoridades brasileiras no assunto – o procurador Marcio Sergio Christino – e por Claudio Tognolli, um dos mais importantes jornalistas investigativos.
O livro faz menções de quando alguns líderes que estiveram na Penitenciária Paulo Luciano de Campos, em Avaré (P-1), revelações de traições de Marcola, e as declarações do preso ‘Geleião’, que conta sobre a traição de Marcola para assumir o poder, bem como o por quê do preso “Cesinha” que estava em Avaré e foi morto com mais de 15 estocadas de lança pelo corpo, a mando, supostamente, de Marcola.
Uma obra impactante que revela o submundo do crime que hoje assola o sistema penitenciário, bem como controla grande parte do tráfico de armas e drogas em São Paulo.(AG)