• Palanque do Zé #321 – Análise das Eleições 2024 em Avaré

    591 Jornal A Bigorna 06/10/2024 22:10:00

    Palanque do Zé

    Roberto Araújo (PL) venceu a eleição mais apertada da história de Avaré, por apenas 108 votos em relação ao segundo colocado, Marcelo José Ortega (PODE). Roberto ficou com 27,66% dos votos válidos, e Marcelo, com 27,41%.

    Em terceiro lugar ficou o ex-vereador, Denílson Ziroldo (PSD), com 24,17% (10.092), numa clara demonstração de força um tanto quanto surpreendente.

    Elisandra do Joselyr (PSB), que está com a candidatura anulada sub judice por ser madrasta do atual Prefeito, Jô Silvestre, obteve 5.536 (13,26%).

    Silvano Porto (PT), foi melhor do que o esperado para os padrões conservadores que caracterizam Avaré nas últimas 12 eleições Municipais e Nacionais, e ficou com 7,50% (3.132).

    Verifica-se também da análise dos dados emanados pelo Tribunal Superior Eleitoral, que 2.725 avareenses (5,77%) votaram nulo e 2.776 pessoas, ou 5,87% do total, votaram em branco. Isso quer dizer que 5.501 (11,64%) dos votantes em Avaré, não escolheram nenhum dos candidatos.

    E, como esperado, o número de abstenções foi alto, pois 17.054 pessoas, ou 26,52% do total, sequer participaram das votações.

    E isso significa que o desafio do Prefeito Roberto Araújo, que atualmente exerce seu sexto mandato consecutivo na Câmara Municipal, será gigante: Trazer a população para o seu lado, tendo nas mãos uma Prefeitura falida e com excesso de funcionários.

    Roberto é hábil, tem grande magnetismo pessoal e é muito capaz de fazer uma gestão brilhante, mas nunca poderá tirar do radar de suas decisões que, somadas as pessoas que se abstiveram, anularam, votaram em branco ou em outros candidatos, são 52.758, enquanto os seus eleitores somam, como disse acima, 11.551 votos.

    Já falando da Câmara Municipal, Pedro Fusco (PL) foi o vereador mais votado da história da cidade, com 2.008 votos. Ele deixou o seu segundo mandato como Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Avaré para participar da campanha.

    Outro novato a integrar o Parlamento Municipal será Ricardinho (PL), assessor de Roberto Araújo há muitos anos, que obteve 800 votos. O Cabo Samuel Paes também terá a sua chance no Legislativo, ao conquistar 769 votos.

    No mais, Barreto do Mercado (PT), volta à Casa de Leis depois de sair derrotado nas últimas eleições. Ele conseguiu 789 votos.

    Por fim, foram reeleitos os seguintes vereadores:

    - Professora Adalgisa Ward (PODE) - 1.670 votos

    - Magno Greguer (REP) - 1.199 votos

    - Dr. Hidalgo (PSD) - 1.185 votos

    - Luiz Claudio Despachante (PODE) - 1.045 votos

    - Moacir Lima (PSD) - 910 votos

    - Léo Ripoli (PODE) - 851 votos

    - Bel Dadario (PODE) - 748 votos

    - Ana Paula (REP) - 714 votos

     

    Para finalizar os reeleitos, destaco o retorno de Jairinho do Paineiras (REP), com 1.121 votos, à Câmara de Avaré, pois o seu último mandato foi cassado pela Justiça, que o considerou inelegível ante uma condenação judicial por dívida tributária. Na época, ele foi substituído por Moacir Lima, que este ano conseguiu sua própria cadeira.

    Assim, a bancada de Partidos da Câmara ficou assim composta: Podemos, com 4 cadeiras, Partido Social Democrático com 3, Republicanos também com 3, Partido Liberal com 2 e Partido dos Trabalhadores  com 1. Isso significa que Roberto Araújo (PL), a priori, não possui maioria, mas isso pode mudar de acordo com as articulações a serem realizadas no que resta deste ano.

    Aposto que ele trará os vereadores do Republicanos e do Parido Social Democrático para o seu lado antes mesmo da posse, em 1º de Janeiro. Isso bastaria para que seu Governo possua uma bancada de 8 cadeiras na Casa do Povo, fator essencial para que consiga aprovar as medidas que Avaré quer e precisa.

     

    Encerrando essa coluna, aponto que os grandes derrotados nestas eleições foram os vereadores Flávio Zandoná (REP) e Carla Flores (MDB), que não conseguiram a reeleição. O mesmo não pode ser dito de Carlos Wagner, atual vereador, mas que concorreu ao cargo de Vice-Prefeito na chapa de Ziroldo (PSD), no seu caso, pode-se dizer que ele “caiu pra cima”.

     

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

    --- -- ---

    Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também