• Palanque do Zé #347 – E quando você não sabe que não sabe?

    583 Jornal A Bigorna 06/04/2025 18:30:00

    Tem coisa que você sabe que não domina. Tipo construir um foguete. Existem outras que você não sabe que conhece, como por exemplo mexer em um caixa eletrônico de um banco que você não tem conta. Isso é normal e esperado.

    A coisa desanda quando nos deparamos com algo que desconhecemos que não sabemos. A pior coisa que tem é o burro com iniciativa. E acontece sempre.

    O problema é tão grave que foi até estudado por David Dunning e Justin Kruger. Juntos, eles criaram o que hoje chamamos de “efeito Dunning-Kruger”.

    Resumidamente, a teoria aponta que  pessoas com poucas aptidões em uma determinada área do conhecimento tendem a superestimar suas habilidades no assunto, por pura ignorância, no sentido mais puro da palavra.

    Pode parecer apenas uma bobeira de nerds da universidade, mas o efeito Dunning-Kruger é relevante para vários assuntos práticos, pois conhecer os nossos limites nos ajuda a melhorar nossas escolhas, evitando riscos desnecessários e dissabores.

    Para Dunning e Kruger, em relação a um assunto conhecido, as pessoas incompetentes irão:

     

    1 - Falhar em reconhecer sua própria falta de habilidade;

    2 - Falhar em reconhecer as habilidades genuínas em outras pessoas;

    3 - Falhar em reconhecer a extensão de sua própria incompetência e,

    4 - Reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade depois que forem treinados para aquela habilidade.

     

    Certa feita, Dunning resumiu bem sua teoria da seguinte maneira: “Se você é incompetente, você não consegue saber que é incompetente (...) As habilidades necessárias para fornecer uma resposta correta são exatamente as habilidades que você precisa ter para ser capaz de reconhecer o que é uma resposta correta. No raciocínio lógico, na educação dos filhos, na administração, na resolução de problemas, as habilidades que você usa para obter a resposta correta são exatamente as mesmas habilidades que você usa para avaliar a resposta. Portanto, nós demos continuidade a investigações para apurar se a mesma conclusão poderia ser verdadeira noutras áreas. E para nossa surpresa, era bem verdadeira.”

    Resumindo: Você não sabe o que não sabe! Para evitar dissabores, sempre desconfie da aparência simples de determinados problemas e questione se você não está sendo estúpido, quando ouve alguém dizer ou fazer algo que você julga como sendo fruto do mais puro suco de estupidez!

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também