• Prefeitura orienta trabalhadores sobre proteção auditiva para expostos a ruído

    479 Jornal A Bigorna 06/04/2025 17:00:00

    A Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria de Serviços e do Departamento de Saúde e Segurança do Servidor (DESS), realizou na terça-feira, 2 de abril, curso de proteção auditiva voltado aos trabalhadores que operam equipamentos de alto ruído, como os utilizados na roçada das vias públicas. A capacitação aconteceu na Garagem Municipal e, contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, reforçando o compromisso com a saúde e segurança dos servidores.

    A qualificação envolveu vários profissionais ligados à área de segurança. A fonoaudióloga Silvana Ávila falou sobre o uso adequado dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual - para não afetar a audição do servidor. Já o subtenente Ávila, do Corpo de Bombeiros de Avaré, informou sobre a importância do uso adequado para a segurança do trabalhador. Além disso, o engenheiro em segurança do trabalho, Edivânio Barros, trouxe informações técnicas sobre os impactos do ruído ocupacional, os limites seguros para a audição dos trabalhadores e citou que a qualificação é importante para os colaboradores.

    O Governo Roberto Araujo está seguindo a Norma Regulamentadora nº 6 (NR-6), que é a lei que rege o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no Brasil. A NR foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e está sendo

    Prevenção e fiscalização

    Os trabalhadores da roçada utilizam máquinas costais que atingem níveis de ruído superiores a 97 decibéis, ultrapassando os limites recomendados para exposição segura. Novos EPIs foram entregues aos servidores, além disso, a fiscalização será intensificada para garantir a adesão às medidas de segurança.

    A iniciativa reforça a atuação preventiva da Prefeitura, que mantém um programa voltado à saúde e segurança do trabalhador. Com uma equipe disciplinar atuante, a prefeitura garante capacitações periódicas e a distribuição de equipamentos. Todos os servidores receberam certificados pela participação.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também