• testando
    1483 Jornal A Bigorna 15/10/2021 23:00:00

    Avaré

    Um projeto de lei de autoria da vereadora Carla Flores (MDB) propõe diretrizes para ações de promoção de dignidade menstrual, de conscientização e fornecimento de absorventes higiênicos a mulheres.

    Segundo a vereadora, tal proposição deseja estabelecer um programa de políticas públicas para combater a chamada “pobreza menstrual” e seus problemas derivados e instituir no município da estância Turística de Avaré a distribuição gratuita de absorventes para as jovens e mulheres de baixa renda devidamente cadastradas no CadUnico.

    Carla Flores destacou que o projeto também visa ser necessário e prioritário, uma vez que afeta aproximadamente parte da população do município que são do sexo feminino.

    “A menstruação é um processo natural das pessoas do sexo biológico feminino. No entanto, há muita desinformação entorno do assunto, podendo inclusive colocar as meninas e mulheres em uma situação de vulnerabilidade e, devido à relevância do tema, este vem ganhando espaço no debate público na última década, podemos atuar em prol dessa parte da população através desta propositura de lei.”- destacou Carla Flores.

    O projeto considera que a menstruação se torna um fator agravante não só de desigualdade social, mas também um problema de Saúde Pública, à medida que parte das pessoas que menstruam não tem acesso às informações e aos meios devidos de cuidados da saúde e higiene menstrual. Por um lado, mulheres sem condições de compra de absorventes acabam utilizando materiais indevidos para esse fim, como papéis higiênicos, entre outros, que podem ocasionar infecções e outros problemas graves de saúde.

    A vereadora destacou ainda que o projeto também visa palestras educacionais e a distribuição gratuita de absorventes às mulheres de baixa renda e que necessitam de tal apoio público.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também