• testando

    Uma terceira onda de covid já começou alertam cientistas

    1872 Jornal A Bigorna 28/05/2021 15:00:00

    Dados da plataforma Info Tracker, abastecida diariamente por pesquisadores da USP de São Carlos e da Unesp, mostram que a velocidade atual de transmissão do coronavírus no Estado de São Paulo é semelhante à do início da segunda onda de covid-19.

    Nesta quinta-feira, 27, a taxa média era de 1,17, ou seja, cada 100 pessoas infectadas podem contaminar outras 117. Em 14 de dezembro, a taxa era de 1,25. A alta transmissão, na época, levou a um aumento assustador no número de casos no início de 2021, causando colapso no sistema de saúde em muitas regiões do País.

    Os números atuais estão levando mais prefeituras a decretarem lockdown no interior de São Paulo. Nesta quarta-feira, 26, o governador João Doria (PSDB) decidiu suspender a flexibilização das medidas restritivas que entrariam em vigor no dia 1º de junho, devido ao aumento nos casos de covid-19.

    Para o cientista de dados e professor da Unesp Wallace Casaca, um dos coordenadores do estudo, a alta na taxa de contágio reflete o aumento nos casos em todo o Estado, desta vez devido à ação de variantes como a P.1.

    Ele acredita que uma terceira onda já começou e pode ser pior que a de março. ( Do Estado de SP)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também