Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Artigo

Acesso a especialistas: o elo perdido do SUS

Por Jornal A Bigorna 12/02/2025 12:10:00 443
Acesso a especialistas: o elo perdido do SUS

O Sistema Único de Saúde deveria ser decretado patrimônio público. Uma verdadeira política de Estado, nascido da Constituição de 1988 e do qual nos orgulhamos, mas pelo qual ainda batalhamos e sofremos com suas limitações.

Os que estudamos sistemas de saúde há anos repetimos que o projeto do SUS está inconcluso e cronicamente subfinanciado. Existe razoável consenso entre os especialistas em políticas públicas de saúde de que algumas questões estruturais nunca foram adequadamente enfrentadas. Dentre elas, a diretriz da integralidade e da necessária articulação sistêmica das redes de cuidados.

Sem negar que ainda precisa de aprimoramentos, houve importante expansão da Atenção Primária à Saúde na maioria das regiões do país. Entretanto, quando os problemas de saúde requerem acesso a procedimentos diagnósticos ou terapêuticos e a participação de especialistas, na maior parte do país existem filas, problemas de acesso e gargalos. Essas dificuldades crescerão nos próximos anos pelo envelhecimento da população (que permite supor aumento da carga de doenças) e pelo próprio desenvolvimento da área de saúde, que necessitará de incorporação tecnológica, visto o caráter cumulativo das tecnologias de saúde.

Por isso, a proposta do programa Mais Acesso a Especialistas faz sentido. Ao custo anunciado de R$ 500 milhões, o programa introduz inovações na gestão em saúde com vistas à redução do tempo nas filas de espera e na garantia de maior agilidade no atendimento para diagnósticos e início de tratamentos no SUS. As inovações que o programa promete introduzir permitirão revisar o modelo de financiamento e a formulação de uma estratégia para reorganizar a atenção especializada no SUS, beneficiando a população como um todo.

É importante destacar que a proposta de financiar seletivamente e induzir as linhas de cuidado prioritárias é uma questão que nunca tinha sido enfrentada. Até agora, os repasses do SUS para as especialidades sempre olharam pelo espelho retrovisor e financiaram procedimentos (à moda do antigo Inamps) e não um conjunto integrado de cuidados organizados conforme protocolos cientificamente estabelecidos. Isso é relevante, pois implica superar a atual situação, na qual um usuário precisa entrar várias vezes na fila para conseguir uma atenção integral (fila para a tomografia, fila para ressonância e, depois do diagnóstico, nova fila para o acesso à quimioterapia ou cirurgia, por exemplo). A alternativa de solução para esse modelo costuma ser a de mutirões, que são esporádicos e não oferecem continuidade no cuidado.

O programa Mais Acesso a Especialistas se dispõe a aumentar o número anual de cirurgias, alinhando-as a linhas de cuidado prioritárias com foco nas especialidades de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A prioridade dessas linhas de cuidado ou dos procedimentos será refletida na remuneração dos procedimentos.

Para monitorar e corrigir o rumo das ações em tempo real também está sendo proposta a criação de um conselho do Mais Acesso a Especialistas. A intenção é garantir assessoramento, monitoramento e avaliação do andamento das ações propostas e implementadas. Esse conselho incluiria gestores municipais e estaduais, além de especialistas e universidades, constituindo um marco para a transparência das ações —será vital para a continuidade do programa e para a adesão de estados e municípios.

O povo brasileiro merece acesso integral aos cuidados em saúde, e o SUS precisa ser implantado conforme as promessas constitucionais.(Da Folha de SP)

 

Rosana Onocko-Campos

Professora associada da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

 

Gastão Wagner Sousa Campos

Professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

 

Alzira Jorge

Professora associada da Faculdade de Medicina da UFMG

 

Ana Maria Malik

Professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV

Artigo

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Idoso é preso suspeito de assediar crianças por alambrado em Avaré; ele é vizinho da criança
1-fevereiro-2026 195
Avaré
 Homem é preso em flagrante por furto no centro Avaré
1-fevereiro-2026 188
Brasil: Polícia
Cão Orelha: carta comovente é encontrada em casinha e emociona a web
1-fevereiro-2026 121
Justiça ⚖
Avareense “Beto Louco”e “Primo” negociam delação com Promotoria e “derrubar metade do Congresso”
1-fevereiro-2026 487
Brasil: Polícia
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto
1-fevereiro-2026 123
Nacional
Câmara pagou segurança para Hugo Motta curtir final da Libertadores
1-fevereiro-2026 95
Nacional
O calendário da Justiça Militar para definir se Bolsonaro vai perder o posto e a patente
1-fevereiro-2026 85
Acidente
Motorista sobrevive a queda de carro em ribanceira no interior de SP
1-fevereiro-2026 149
Saúde Pública
Ministério da Saúde emite alerta sobre o Vírus Nipah no Brasil
1-fevereiro-2026 142
Avaré
Governo Roberto Araujo adquire veículos para reforçar ações da Assistência Social
1-fevereiro-2026 955
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS