A Prefeitura da Estância Turística de Avaré avança em mais uma importante etapa para a implantação da Guarda Civil Municipal (GCM). Neste sábado, 18 de outubro, foi realizada na UniFSP – Universidade Sudoeste Paulista, uma apresentação especial da Guarda Civil Municipal de Itararé, considerada uma das corporações modelo em segurança pública no Estado de São Paulo.
O encontro reuniu o prefeito Roberto Araujo (PL), o secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Luiz Carvalheira, a vice-reitora jurídica da UniFSP, Maria Cristina Chaddad, além de secretários municipais e diversas autoridades locais. O objetivo foi aprofundar o intercâmbio técnico entre os dois municípios e fortalecer as ações que levarão à criação da GCM de Avaré, garantindo mais proteção e eficiência na segurança pública.
Durante a apresentação, o comandante Perucio, da GCM de Itararé, fez um relato sobre a criação da corporação e apresentou vídeos e fotos do curso de formação dos guardas municipais. Também foram exibidos os diferentes grupamentos que compõem a estrutura da Guarda, como a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), Patrulha Maria da Penha, Grupo de Operações com Cães (GOC), Ronda Escolar, GEPAR (Grupo Especial de Patrulhamento Rural) e o Grupamento Aéreo com Drones.
Os participantes puderam ainda conhecer parte do arsenal bélico da GCM de Itararé, incluindo armamentos, munições e tecnologias não letais, além de uma demonstração prática com cães farejadores e de ataque, realizada no pátio interno da UniFSP.
O prefeito Roberto Araujo destacou a importância da iniciativa para o avanço da segurança pública em Avaré. “Esse é um passo histórico para nossa cidade. Queremos uma Guarda Civil moderna, bem treinada e próxima da população. A parceria com Itararé vai nos ajudar a começar da maneira certa, com qualidade e preparo técnico”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Luiz Carvalheira, que recentemente esteve em Itararé conhecendo o trabalho da GCM, foi quem trouxe a proposta de parceria ao município. “Ver de perto o profissionalismo e a estrutura da Guarda de Itararé foi inspirador. Agora, Avaré segue pelo mesmo caminho, com o compromisso de implantar uma corporação eficiente, humana e preparada para proteger o cidadão”, destacou o secretário.
Após a conclusão dos trâmites burocráticos e a abertura do concurso público para a contratação dos integrantes da futura Guarda Civil Municipal, os aprovados passarão por capacitação ministrada pela Escola de Formação da GCM de Itararé, em convênio firmado entre os dois municípios, conforme a Lei Federal nº 13.022/2014.
Segundo a administração municipal, a Guarda Civil de Avaré será implantada com todas as divisões apresentadas no evento, seguindo o modelo de excelência de Itararé.
“Estamos investindo na segurança pública de forma planejada e responsável. Nossa prioridade é proteger vidas e garantir tranquilidade à população”, concluiu o prefeito Roberto Araujo.
A gestão atual, dessa forma, cumpre mais um compromisso firmado com a população: priorizar a segurança pública por meio da implantação da Guarda Civil Municipal.