A canção “Corrente das Marés” foi a vencedora da 42ª Feira Avareense da Música Popular (Fampop).
A final do tradicional festival foi realizada no domingo, 12, na Concha Acústica. Os ganhadores foram revelados ao público após o show do patrono Chico César.
A edição distribuiu mais de R$ 40 mil em prêmios. Composição de Thiago Barbosa Augusto e Gregory Haertel, “Corrente das Marés”, inscrita por Blumenau, foi interpretada pela cantora Bruna Moraes e pelo músico Thiago K, ambos já premiados em outras categorias em edições anteriores da feira.
BrunaMoraes
E foi premiação em dose dupla, já que “Corrente das Marés” também venceu a categoria Aclamação Popular.
Interpretada pelo cantor Élio Camalle, “Pá Rezá” (Élio Camalle/Daniel Gonzaga) ficou em segundo lugar.
Vinda de Macapá (AP), “Meyre Baraka” (Enrico de Micelli/Joãozinho Gomes), interpretada por Deize Pinheiro, foi a terceira colocada na 42ª Fampop.
Mais resultados
Grazi Medori foi eleita a melhor intérprete da edição. A categoria instrumental foi vencida por “Frevo pra Belle” (Gustavo Virissimo) e “Admita” (Fernando Lopes) foi a ganhadora da categoria Melhor Música Avareense.
Os concorrentes foram acompanhados pela banda de apoio da Fampop, formada pelos músicos Du Javaro (teclados e coordenação musical), Maú Bruno (baixo), Watcho Parizze (bateria), Geandré Freitas (percussão), Guilherme Andrades (sax e flauta) e Sandro Carvalho (guitarra).
A apresentação ficou a cargo de Angelo Zanotto, secretário de Comunicação de Avaré, com a abertura da cantora Vanessa Reis, que interpretou a canção tema da feira durante as quatro noites.
A 42ª Fampop contou ainda com a transmissão simultânea em Libras das intérpretes Yasmin Barreto e Carol Barreto.
Resgate
A edição, que teve como foco a retomada de um dos mais importantes festivais musicais do país, é uma realização do Governo Roberto Araujo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e da UniFSP.
O prefeito Roberto Araujo participou da solenidade de abertura e destacou o projeto de dar continuidade ao legado da verdadeira Fampop.
A organização comemorou o resultado. “É o resgate de um patrimônio cultural de Avaré, reafirmando o compromisso da nossa gestão com a valorização da música autoral e dos artistas que constroem a identidade do nosso povo”, comemora Thais Francini, secretária Municipal da Cultura.
Shows
Além do patrono Chico César, que foi concorrente a Fampop de 1991, quando ganhou o prêmio de Melhor Letra com “Bêradero”, e foi vice-campeão na Fampop de 1992, desta vez com a canção “Dança”, a programação musical contou com os shows dos avareenses Fernanda Freitas e João Gabriel, além do grupo paulistano 5 a Seco.