Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Geral

Corrida por chips para IA deve elevar preços de smartphones e PCs em 2026

Por Jornal A Bigorna 10/01/2026 09:30:00 252
Corrida por chips para IA deve elevar preços de smartphones e PCs em 2026

Os preços de smartphones e PCs devem aumentar este ano, com produtos de consumo afetados por uma escassez de chips de memória causada pela rápida construção de datacenters para inteligência artificial..

Arm, Qualcomm e Samsung alertaram nesta semana que a corrida global para construir infraestrutura massiva de IA está pressionando o fornecimento de componentes necessários para dispositivos móveis e outros eletrônicos domésticos.

Falando na CES (Consumer Electronics Show) em Las Vegas, evento anual onde fabricantes apresentam lançamentos eletrônicos, o CEO da Arm, Rene Haas, disse que as restrições nos chips de memória são "as mais severas em pelo menos duas décadas".

O co-CEO da Samsung, TM Roh, também afirmou que a escassez é "sem precedentes" e terá um impacto "inevitável" nos consumidores.

No último ano, grupos como Google, Amazon, Meta e OpenAI prometeram gastar bilhões de dólares na construção de datacenters capazes de alimentar modelos e produtos avançados de IA, acreditando que a tecnologia transformará indústrias.

Essas enormes instalações de computação também precisam de grandes quantidades da mais recente tecnologia de memória de banda larga, ou HBM.

Isso levou fornecedores —um mercado dominado pela sul-coreana Samsung e SK Hynix, junto com o grupo americano Micron— a alocar mais recursos de fabricação para HBM avançada e menos para a que é orientada ao consumidor, necessária em smartphones e laptops.

Na quinta-feira (8), a Samsung disse que seu lucro operacional do quarto trimestre triplicou devido principalmente às vendas de HBM. A Micron anunciou em dezembro que estava encerrando sua marca de consumo "Crucial", citando o aumento da demanda de datacenters de IA.

O diretor financeiro da Qualcomm, Akash Palkhiwala, disse que a crise dos chips de memória é "bastante dramática, e o que está impulsionando a escassez são as implantações de centros de dados por cinco ou seis empresas no mundo com uma quantidade incrível de despesas de capital".

O aumento acentuado nos custos de chips de memória a partir do último trimestre do ano passado vai fazer com que a maioria das empresas de hardware tecnológico elevem "significativamente" os preços dos produtos no primeiro semestre deste ano, segundo analistas do Morgan Stanley. Isso provavelmente vai reduzir as vendas de smartphones Android e PCs Windows.

A exceção é a Apple, que não aumentou os preços do iPhone 17 apesar do efeito das tarifas e das interrupções na cadeia de suprimentos.

A empresa de inteligência de mercado IDC (International Data Corporation) disse em dezembro que, no mercado de smartphones, Apple e Samsung estavam melhor posicionadas para manter os preços de seus produtos móveis baixos. Ambas as empresas têm acordos de longo prazo para garantir o fornecimento de componentes com até dois anos de antecedência.

Dependendo de quanto tempo durar a escassez de memória, o mercado de smartphones poderá contrair até 5,2% em 2026, estimou a IDC. Também afirmou que os fabricantes chineses de smartphones de entrada provavelmente serão os mais afetados.

Os consumidores americanos já estão saindo de um ano difícil marcado pelo impacto de tarifas, inflação e desemprego. A Consumer Technology Association, que organiza a conferência CES, disse em um relatório nesta semana que a confiança do consumidor no final de 2025 atingiu seu nível mais baixo desde julho de 2022.(Da Folha de SP)

Michael Acton

Las Vegas | Financial Times

 

Geral

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Liturgia do André Guazzelli
Liturgia do André # 58 — Por que a guerra no Irã pelo petróleo define o preço do seu almoço
3-outubro-2026 121
Caso de Polícia - SP
Homem é preso suspeito de tentar matar idoso a facadas em Avaré
3-outubro-2026 231
Avaré
Secretaria do TEA está cadastrando famílias atípicas de Avaré
3-outubro-2026 113
Avaré
Governo Roberto Araujo fecha primeiro ano de gestão com superávit real de R$ 6,8 milhões
3-outubro-2026 411
Avaré
Evento em homenagem às mulheres reúne serviços, histórias inspiradoras e grande participação no Largo São João
3-outubro-2026 103
Acidente
Motorista morre e caminhonete fica destruída em batida contra carreta em rodovia no interior de SP
3-outubro-2026 175
Brasil: Polícia
Adolescente mata avó e diz que ouviu vozes antes de assassiná-la
3-setembro-2026 152
Avaré
Frente de Trabalho inicia serviços no Horto Florestal de Avaré
3-setembro-2026 152
Artigo
Quantas mulheres passaram a vida inteira achando que eram inadequadas — e eram autistas?
3-agosto-2026 785
Palanque do Zé
Palanque do Zé #396 - Visite Piracicaba!
3-agosto-2026 346
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS