Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Política Nacional

Dino determina "total transparência" de emendas parlamentares

Por Jornal A Bigorna 01/08/2024 14:30:00 554
Dino determina

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as emendas de comissão e os restos a pagar das antigas emendas de relator só podem ser pagas pelo Poder Executivo quando houver "total transparência e rastreabilidade" dos recursos. Além disso, estabeleceu que parlamentares só poderão enviar emendas para seus estados de origem, com exceção de projetos de âmbito nacional.

O ministro ainda impôs que, quando ONGs e outras entidades de terceiro setor foram as executoras das emendas, terão que respeitar "procedimentos objetivos de contratação" e "deveres de transparência e rastreabilidade".

A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação para discutir a continuidade do chamado "orçamento secreto". Participaram representantes do governo federal, da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Dino afirmou que as determinações são necessárias para garantir o cumprimento do julgamento do STF que declarou o orçamento secreto inconstitucional, em 2022. "Em verdade, o STF invalidou todas as práticas viabilizadoras do ''orçamento secreto', isto é, aquelas em que não há transparência orçamentária", escreveu.

Para o ministro, ocorreu a "mera mudança legislativa de classificação orçamentária, mas mantendo a prática concernente ao descumprimento dos deveres constitucionais de transparência e rastreabilidade".

No início da audiência, Dino afirmou que o objetivo é era alcançar "efetivamente o fim do orçamento secreto".

— Pretendemos que haja deliberações concretas, de procedimentos, prazos, medidas. para que essa questão, essa controvérsia seja elucidada. E nós tenhamos efetivamente o fim do orçamento secreto no Brasil. Esse é o objetivo desta audiência e dos passos subsequentes que vierem a surgir a partir das manifestações das partes — afirmou Dino, no início da audiência.

Foram apresentadas três questões: se houve cumprimento da decisão de 2022 quanto à transparência, se os restos a pagar das emendas de relator estão sendo pagos "com a devida transparência", e se os mesmos critérios estão sendo atendidos nas emendas de comissão.

De acordo com a ata da reunião, a Câmara informou que está cumprindo o resultado do julgamento, com a identificação dos autores das emendes. Sobre as emendas de comissão, foi alegado de que elas não precisam ser individualizadas porque são votadas pelo colegiado.

Já a Advocacia-Geral da União (AGU) alegou que tem se esforçado em dar transparência, mas afirmou que não pode interferir em outros Poderes.(Do Globo)

Política Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil captura foragido da Justiça que utilizava identidade falsa em Taquarituba
18-junho-2026 142
Avaré
AVARÉ SOBE AO PÓDIO: ATLETAS CONQUISTAM TÍTULOS NO FISICULTURISMO NATURAL E LEVAM O NOME DA CIDADE AO DESTAQUE ESTADUAL
18-junho-2026 129
Política Internacional
STF condena por unanimidade Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação a ministros 
18-junho-2026 179
Política Nacional
Governo retira urgência de projeto de lei que regula fim da escala 6x1
18-junho-2026 104
Avaré
SEC Avaré: Palavra do Presidente: Ganhamos uma importante luta! Mas a guerra ainda deve ser vencida!
18-junho-2026 971
Avaré
Cestas básicas recebidas do Fundo Social de SP serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade
18-junho-2026 1276
Avaré
Prefeitura e Secretaria de Cultura confirmam Arraiá do Nhô Musa para julho
18-junho-2026 1114
Avaré
Manutenção e conservação garantem mobilidade e segurança nas estradas rurais de Avaré
18-junho-2026 1012
Avaré
Roberto Araujo firma convênio com ABOVA para fortalecer atendimento em assistência social
18-junho-2026 1232
Nacional
"Foi fatalidade", diz instrutor preso por morte de jovem em rope jump
18-junho-2026 769
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS