Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Educação

Entenda o que pode mudar com o projeto do Novo Ensino Médio, aprovado no Senado

Por Jornal A Bigorna 20/06/2024 18:50:00 732
Entenda o que pode mudar com o projeto do Novo Ensino Médio, aprovado no Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 19, em votação simbólica, o projeto de lei que reformula o Novo Ensino Médio. O texto entra como um substituto ao modelo instituído em 2017, durante o governo Michel Temer, e volta à Câmara dos Deputados para uma nova análise. 

A proposta prevê a ampliação da carga horária mínima total da formação geral básica (FGB) de 1.800 para 2.400 horas, também aumenta a carga horária de aulas e muda as regras dos itinerários formativos. Agora, elas devem se articular com as quatro áreas de conhecimento que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Segundo informações da Agência Senado, o BNCC também deve ser a base para a organização dos itinerários das formações técnicas e profissionais. Além dos eixos definidos nos currículos nacionais. 

A inclusão de estudantes de baixa renda no Programa Pé-de-Meia, no Prouni e nas cotas visando o ensino superior também faz parte das mudanças. 

O que dizem os especialistas

Ao Terra, a especialista em educação e presidente do Instituto Singularidades, Claudia Costin, explicou o que o projeto muda e qual é a necessidade de um “Novo Ensino Médio”. Segundo ela, os estudantes brasileiros precisam de um sistema mais completo e que ofereça mais qualidade, tanto para aprender quanto para ensinar. 

“Nós apertávamos 13 matérias inscritas em quatro horas de aula. Não é atoa que a gente ia tão mal no PISA e que o sistema educacional brasileiro ficou conhecido por não ensinar a pensar. Quando veio a lei de 2017, foi ampliado para cinco horas, que já é melhor para definir itinerários formativos ou áreas de aprofundamento”, destaca.

Na mudança feita em 2017, os estudantes podiam escolher itinerários formativos, que eram alinhados com os interesses dos alunos.

Sendo elas:

 

Ciências da natureza e suas tecnologias

Linguagens e suas tecnologias

Ciências humanas e sociais aplicadas

Matemática e suas tecnologias

Formação técnica e profissional

 

Apesar de terem tido mudanças positivas, a especialista opina que o sistema não teve uma manutenção adequada durante o governo seguinte, que foi a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não fizeram quase nada na educação básica”, diz.

Para a especialista, as novas alterações vão melhorar o formato iniciado. “Discutiu-se na Câmara, definiu-se que os itinerários seriam associados às áreas de conhecimento, o que eu acho uma boa ideia, e teve toda uma discussão sobre a carga horária e precisamos enxergar alguns fins”, detalha a professora. 

Segundo Cláudia, as mudanças devem se atentar às cargas horárias, que é uma preocupação entre os professores, e os cursos técnicos, porém, de forma rápida. “É importante que essas mudanças prestem atenção no calendário escolar. Porque não dá para mudar no meio. Tem que preparar os professores, preparar a alocação dos professores e tudo mais”, conclui.(Da EFE)

 

Educação

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Homem é preso suspeito de tentar matar filho recém-nascido e agredir companheira no interior de SP
24-junho-2026 183
Região
Mulher morre após sofrer parada cardíaca e bater carro contra parede de comércio em Piraju
24-junho-2026 237
Geral
Entre para o grupo de leitores do Jornal A Bigorna e fique por dentro das notícias em tempo real pelo seu Whatzapp; Veja o link
24-junho-2026 430
Avaré
Moradores da Vila Dignidade recebem visita da Associação Doutorlhaços
24-junho-2026 132
Brasil: Polícia
Advogados suspeitos de invadir sistemas da Justiça e vazar informações ao PCC são alvos de operação do Gaeco
24-junho-2026 199
Avaré
CSU: Abandonado há 15 anos dará lugar a centros de excelência que colocarão Avaré no mapa nacional da inovação no AGRO
24-junho-2026 160
Avaré
Educação empreendedora é tema de projeto-piloto desenvolvido em escolas municipais
24-junho-2026 115
Artigo
Será que o autismo tem cara? Por que alguns autistas adultos não parecem ser autistas?
24-junho-2026 2584
Palanque do Zé
Palanque do Zé #410 - A elegia de Kevin Costner à Whitney Houston
24-junho-2026 340
Crônica
REI DO GADO FRUSTRADO
24-junho-2026 207
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS