Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Avaré

Novo secretário assume e inicia planejamento estratégico para 2026 com foco na inclusão e no autismo

Por Jornal A Bigorna 23/01/2026 15:30:00 204
Novo secretário assume e inicia planejamento estratégico para 2026 com foco na inclusão e no autismo

O novo secretário municipal, Enzo Schiavão Neto, assumiu oficialmente o cargo na terça-feira, 20, e já iniciou o planejamento das ações para o ano de 2026, com foco especial nas políticas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras Neuroatipicidades.

A proposta prevê duas frentes principais de atuação. A primeira é voltada à garantia de direitos, inclusão e acesso a políticas públicas. A segunda envolve a área assistencial, com foco na saúde e no desenvolvimento das crianças, priorizando o acompanhamento precoce para que, na vida adulta, essas pessoas tenham maior autonomia e melhor qualidade de vida.

Segundo o novo secretário, o trabalho com crianças precisa ser intensificado na fase infantil, mas as políticas públicas também devem contemplar outras faixas etárias, garantindo amparo ao longo da vida, com acesso ao trabalho, cultura, lazer e inclusão social. Outro eixo central será o fortalecimento do trabalho conjunto com as famílias atípicas, promovendo escuta ativa, orientação e participação direta na construção das ações. O maior desafio apontado é sanar o gargalo relacionado aos diagnósticos e terapias. Enzo enfatizou que a falta de informação sobre neurodivergências dificulta o acesso a direitos e serviços.

Neutralizar esses gargalos, ampliar o acesso ao diagnóstico e promover uma inclusão mais humanizada estão entre as prioridades da nova gestão da pasta, que também pretende ampliar a capacitação de profissionais e fomentar debates, conforme previsto na lei de criação da secretaria.

Perfil do novo secretário

Enzo Schiavão Neto, tem 35 anos, é um grande entendedor do assunto, inclusive foi diagnosticado com TDHA, já na fase adulta. Convive cotidianamente com as mesmas lutas das famílias atípicas. É casado, pai de um filho de 3 anos e aguarda a chegada do segundo filho.

Enzo também possui forte ligação com a área através da família, sendo filho do médico Dr. Vicente Schiavão, neurologista com mais de 40 anos de atuação e de Iara Schiavão, neuropsicóloga com mais de 10 anos de experiência. Seu irmão, Lucas Schiavão, é médico neurologista e atua em São Paulo, há mais de 15 anos.

A nova gestão contará ainda com o apoio de Alessandra Silva, que atuará em ações com famílias, eventos e oficinas, fortalecendo a identificação com as famílias atípicas, além do assessor de gestão e planejamento Dr. Camilo Gomes, que dará suporte nas áreas de planejamento estratégico e área jurídica.

A expectativa é que o novo planejamento potencialize projetos, amplie o atendimento e fortaleça uma política pública mais integrada, humanizada e eficiente para pessoas com autismo, neurodivergências e suas famílias em toda a cidade. “A Secretaria está de portas abertas a todas as famílias atípicas, agradeço a confiança do prefeito Roberto Araujo e a população pode esperar muito empenho da minha parte”, concluiu Enzo Schiavão.

Avaré

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Ações de roçada e limpeza intensificam cuidado com espaços públicos em Avaré
23-janeiro-2026 241
Avaré
Avaré firmará parceria com Itararé para formação de novos guardas municipais
23-janeiro-2026 205
Avaré
Investimento de mais de R$ 100 milhões: CAPAL confirma mega complexo de grãos na Estância Turística de Avaré
23-janeiro-2026 147
Caso de Polícia - SP
Homem é preso suspeito de furtar R$ 6 mil em alumínio de unidade da Sabesp em Avaré
23-janeiro-2026 75
Brasil: Polícia
Pai mata filho de 3 anos quebrando a cabeça da criança
23-janeiro-2026 377
Caso de Polícia - SP
Polícia prende mulheres e apreende adolescente por furto de bebidas alcoólicas, maço de cigarro e isqueiros em Arandu; adolescente foi liberado
23-janeiro-2026 137
Brasil: Polícia
Homem é preso por estuprar crianças em igreja, incluindo enteadas
23-janeiro-2026 182
Região
Conselho Regional de Medicina de SP abre sindicância para apurar conduta de médica do Samu que atestou morte por engano
23-janeiro-2026 99
Região
Defesa Civil interdita represa após mortandade de peixes em São Manuel
23-janeiro-2026 115
Política Nacional
Governo espera votar o fim da escala 6×1 no 1º semestre, diz Boulos
23-janeiro-2026 129
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS