Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Geral

O que é “sharenting” e por que postar imagens dos filhos nas redes pode ser perigoso

Por Jornal A Bigorna 21/07/2024 10:00:00 1158
O que é “sharenting” e por que postar imagens dos filhos nas redes pode ser perigoso

O hábito de postar fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais, conhecido como “sharenting”, que mistura as palavras em inglês para compartilhamento (sharing) e paternidade (parenting), tem sido questionado por educadores, grupos de defesa dos direitos das crianças e pela Justiça. Estados americanos já têm leis para compensar jovens cujos pais ganharam dinheiro com suas imagens durante a infância. Há também movimentos em vários países para garantir o direito de esse conteúdo ser apagado pelas plataformas digitais e para regras rígidas de proteção de crianças e adolescentes na internet.

Mesmo para pais e mães que não têm milhões de seguidores, especialistas alertam que a exposição em seus perfis pode causar danos para a saúde mental e o desenvolvimento das crianças, além do risco de envolvê-las em violências e pedofilia.

“Pais e mães têm direito de exercer sua parentalidade como quiserem. Podem entender a necessidade de compartilhar as imagens, mas é preciso lembrar que as crianças têm direito à privacidade e à intimidade. Elas não podem ser impactadas no futuro por escolhas que não foram delas”, diz a coordenadora do eixo digital do Instituto Alana, Maria Mello.

Entre as consequências, pesquisadores falam do risco de a criança sofrer bullying ou cyberbullying quando chegar à adolescência, desenvolver ansiedade, depressão e distúrbios de distorção de imagem. E alertam para a possibilidade de a criança ter dificuldade de entender o limite da intimidade e de saber o que pode ser compartilhado ou não da sua vida pessoal, replicando o comportamento dos pais.

Há a preocupação ainda com crianças expostas a situações vexatórias nas redes, registradas em momentos em que choram, fazem caretas ou falam palavrões - que algumas vezes viram memes.

E o mais grave: casos em que o rosto da criança é usado para manipulação do corpo com o uso de inteligência artificial e compartilhado em redes de pedofilia. Especialistas no mundo todo também alertam para a atuação de pedófilos em perfis infantis, mesmo quando são administrados pelas mães.

“É uma geração de famílias que necessita refletir sobre isso porque, mesmo sem intenção, elas estão expondo as crianças e podem causar prejuízos ao seu desenvolvimento”, afirma a doutora em Educação Thaís Bozza, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), que reúne especialistas de várias universidades.

“Da mesma forma que os genitores protegem as crianças na rua, não as deixam sozinhas no centro de uma capital, não devem deixar a imagem dela perambulando no mundo virtual sem saber a consequência que isso pode causar”, completa Thaís. “Não dá para se arrepender na internet, uma vez postado, não tem controle, até no grupo da família, não dá para garantir que ninguém ‘printou’, compartilhou.”

Há ainda o problema da comercialização das imagens dessas crianças e do trabalho infantil - no caso de influenciadores mirins - que deveriam ser fiscalizados, alerta o Instituto Alana. Se um vídeo tem muitas visualizações, os anunciantes se interessam, o que faz também com que a plataforma incentive mais imagens daquela criança.

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center, organização do terceiro setor americana que estuda mídia e tecnologia, mostra que vídeos com crianças têm três vezes mais visualizações do que outros tipos. Além disso, canais que produzem pelo menos um vídeo com uma criança têm uma média de 1,8 milhão de assinantes, em comparação com 1,2 milhão naqueles que não produzem.(do Estado de SP)

Geral

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Artigo
Quem detém a legítima representação do povo na defesa da democracia
16-junho-2026 119
Nacional
Frio e chuva marcam início da semana em SP, diz Climatempo
16-junho-2026 1535
Brasil: Polícia
Jovem de 19 anos mata pai e madrasta esfaqueados no interior de SP
16-junho-2026 3974
Liturgia do André Guazzelli
Liturgia do André # 60 —  Vida será dura em 2027; uma visão de Marcos Lisboa
16-junho-2026 175
Artigo
Artes Marciais e Inclusão: Muito Além do Esporte
16-junho-2026 5404
Palanque do Zé
Palanque do Zé #409 - Häagen-Dazs: A fantasia vale mais que a realidade
16-junho-2026 272
Crônica
O RÁDIO TOCOU ELTON JOHN
16-junho-2026 181
Artigo
Carreira docente: O aprimoramento contínuo
16-junho-2026 159
Nacional
Dia  Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
16-junho-2026 151
Caso de Polícia - SP
DIG de Avaré realiza ação coordenada que leva à prisão de suspeito de liderar esquema interestadual de fraudes bancárias
16-junho-2026 2707
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS