Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #361 – Trump prejudicou o Brasil e Bolsonaro

Por Jornal A Bigorna 14/07/2025 11:10:00 807
Palanque do Zé #361 – Trump prejudicou o Brasil e Bolsonaro

Semana passada, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), decidiu aplicar uma insidiosa tarifa de 50% contra os produtos do Brasil, no âmbito das exportações.

Os partidos de esquerda, notadamente o PT, estão em polvorosa. Tentam a todo custo imputar em Bolsonaro, a culpa pela sobretaxação.

Mas... Isso é verdade? Mais ou menos.

Se, por um lado, o Clã Bolsonaro está se movimentando nos Estados Unidos para denunciar a perseguição judicial sofrida pelo Ex-Presidente Jair Bolsonaro através de processos judiciais viciados na origem, onde a vítima, o promotor, o investigador e o juiz são personificados pelo Ministro Alexandre de Moraes, do STF, por outro, o Governo Brasileiro tem se esforçado absurdamente para afrontar o Governo Americano.

Ninguém aqui é tão inocente, para acreditar que o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, em que o STF decidiu que as redes sociais devem remover conteúdos considerados ilegais, mesmo sem ordem judicial, passaria incólume, pois prejudicou absurdamente empresas americanas (em sua maioria), que agora responderão cível e criminalmente por fatos a que não deram causa.

Isso sem falar nas famosas “decisões secretas” do STF contra plataformas dos EUA, onde as mesmas eram obrigadas a bloquear perfis apenas porque sim. E não podiam revelar que a ordem partiu do STF, o que lhes fazia serem criticadas severamente pela sociedade, sem que sequer tivessem culpa.

Não podemos esquecer, ainda, das multas milionárias (e em dólar), aplicadas em desacordo com a legislação nacional, que sempre vinham acompanhadas da ameaça velada de bloqueio do serviço em todo o território nacional e da prisão dos Executivos responsáveis pelas plataformas no Brasil.

Lembre-se: Isso aconteceu não uma vez, mas sim várias, com empresas como a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), Telegram, Google, Rumble (que está bloqueado no Brasil) e até mesmo com a Truth Social, rede social de – ora, ora, ora – propriedade de Donald John Trump, o 45º e 47º Presidente dos Estados Unidos da América!

Não se enganem... Trump não gosta de Bolsonaro ou dos nossos vilipendiados direitos civis. Ele gosta é de dinheiro. Não julgo, eu também!

O estopim da coisa toda foi a inútil Cúpula do BRICS, realizada recentemente no Rio de Janeiro, grupo que reúne países excelentes como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Irã e Indonésia. Dentre diversos assuntos completamente absurdos e inatingíveis na prática, o “Clube das Ditaduras” debateu a “necessidade” de se usar uma alternativa ao dólar no comércio entre eles. Tio Sam não curtiu...

Mas, se a culpa da sobretaxação é de Lula e seus asseclas, isso quer dizer que Bolsonaro é inocente nessa questão? Nem tanto... Ao mandar o filho, Eduardo Bolsonaro (PL) aos EUA para tentar reverter a sua provável e injusta condenação criminal, o Ex-Presidente se apequenou ao deixar-se ser usado como simples peça num jogo de tabuleiro.

Como Advogado, sempre vejo pessoas em vias de serem presas fazendo qualquer coisa para evitar o inevitável. Elas acreditam piamente que planos mirabolantes serão sua tábua de salvação. É da natureza humana a autopreservação, como se sabe.

No meu modo de ver as coisas, Bolsonaro só conseguiu prejudicar os interesses da Direita, porque o nosso grande argumento contra o PT, para as massas, é a economia, área onde Lula mais erra. Agora, se as coisas não derem certo, a culpa será de Trump e Bolsonaro. Se derem certo, o será apesar de Trump e Bolsonaro.

Penso que, ou Bolsonaro tentou “matar um pardal com um tiro de canhão” ao apoiar (ou solicitar) tal taxação, ou as coisas saíram de seu controle e ultrapassaram a ideia de que sanções econômicas e diplomáticas fossem aplicadas somente ao Ministro Alexandre Moraes e aos seus familiares, o que penso ser mais provável.

De todo modo, estou realmente preocupado com o nosso futuro enquanto Nação, pois não acredito que Lula será capaz de negociar com Trump, de modo que caminhamos firmes rumo à “venezuelização” de nossa economia.

--- -- ---

“Em briga de elefantes, quem mais sofre é a relva” – Ditado africano.

--- -- ---

Caso queira ler a íntegra da carta que Trump enviou a Lula por meio de sua rede social, clique no link abaixo (em inglês):

https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/07/carta1.jpg

 

Ou clique no link abaixo, para ler a tradução:

https://static.poder360.com.br/2025/07/Carta-Trump-Brasil-portugues.pdf

 

--- -- ---

Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

Telegram: https://t.me/palanquedoze

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

 

Palanque do Zé

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Idoso é preso suspeito de assediar crianças por alambrado em Avaré; ele é vizinho da criança
1-fevereiro-2026 236
Avaré
 Homem é preso em flagrante por furto no centro Avaré
1-fevereiro-2026 229
Brasil: Polícia
Cão Orelha: carta comovente é encontrada em casinha e emociona a web
1-fevereiro-2026 137
Justiça ⚖
Avareense “Beto Louco”e “Primo” negociam delação com Promotoria e “derrubar metade do Congresso”
1-fevereiro-2026 655
Brasil: Polícia
Morte do cão Orelha: adolescentes suspeitos retornam dos EUA e têm celulares e roupas apreendidos no aeroporto
1-fevereiro-2026 154
Nacional
Câmara pagou segurança para Hugo Motta curtir final da Libertadores
1-fevereiro-2026 109
Nacional
O calendário da Justiça Militar para definir se Bolsonaro vai perder o posto e a patente
1-fevereiro-2026 94
Acidente
Motorista sobrevive a queda de carro em ribanceira no interior de SP
1-fevereiro-2026 183
Saúde Pública
Ministério da Saúde emite alerta sobre o Vírus Nipah no Brasil
1-fevereiro-2026 178
Avaré
Governo Roberto Araujo adquire veículos para reforçar ações da Assistência Social
1-fevereiro-2026 982
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS