Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #369 – Ferdinand Demara é o Grande Impostor

Por Jornal A Bigorna 07/09/2025 18:30:00 944
Palanque do Zé #369 – Ferdinand Demara é o Grande Impostor

A vida de Ferdinand Waldo Demara Jr. (1921–1982) parece saída de um roteiro de cinema – e de fato virou livro e filme, interpretado por Tony Curtis. Conhecido como “O Grande Impostor”, Demara assumiu dezenas de identidades ao longo de sua vida: engenheiro, psicólogo, professor, monge, advogado, diretor de prisão e até cirurgião naval durante a Guerra da Coreia, quando salvou vidas operando soldados apenas com o auxílio de manuais médicos.

Demara foi um impostor tão bom, que realmente aprendia tudo o que havia para saber, sobre a “sua área de atuação do momento”.

É impossível não admirar, ainda que com reservas éticas, a ousadia de um homem capaz de transitar por áreas de conhecimento tão diversas, apoiando-se em memória prodigiosa, inteligência prática e uma regra de ouro: “o ônus da prova recai sobre o acusador”.

Demara encarnava o espírito do improviso absoluto, ampliando sua influência em espaços onde não havia concorrência nem padrões prévios para questioná-lo.

Ao mesmo tempo, sua trajetória expõe a fragilidade de instituições que, confiando em papéis e aparências, permitiram que um farsante ocupasse funções de enorme responsabilidade – inclusive a de médico cirurgião, contratado para salvar vidas de soldados feridos em combate.

Se, por um lado, seu talento revela genialidade, por outro, levanta questões sobre credibilidade, meritocracia e segurança social.

Fundador de uma faculdade no Maine (EUA), capelão hospitalar nos últimos anos e figura de programas de televisão, Demara viveu oscilando entre fama, fraude e redenção. Morreu pobre, diabético e doente, mas cercado pelo respeito dos pacientes que atendia como religioso.

Um homem com tamanha inteligência poderia ser o que quisesse, mas optou por ser golpista.

O que leva alguém a passar a vida inteira fingindo ser o que não é? Vaidade? Golpismo? Desafio intelectual? Não sei dizer. Mas sua história também nos obriga a questionar nossa própria sociedade, tantas vezes seduzida mais pela aparência do que pela substância.

Demara morreu em 1982, mas seu legado persiste como um alerta: o brilho do improviso não pode substituir a responsabilidade do preparo real. Ainda assim, seu mito permanece – fascinante e incômodo – lembrando-nos que, muitas vezes, o impostor só existe porque o mundo está mais do que disposto a se deixar enganar.

--- -- ---

Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

Telegram: https://t.me/palanquedoze

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

--- -- ---

Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.

Palanque do Zé

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Sincomerciários de Avaré realiza com sucesso a 1ª Roda de Conversa sobre Autismo
5-abril-2026 78
Avaré
Governo Roberto Araujo investe em unidade móvel para ampliar serviços odontológicos
5-abril-2026 70
Artigo
O fim do autismo como “bloco único”: a ciência aponta para um novo caminho
5-maro-2026 3029
Palanque do Zé
Palanque do Zé #403 – O Governo Lula morreu: A rejeição de Messias ao STF
5-maro-2026 558
Artigo
A “piscina de ratos”  e a Dosimetria
5-maro-2026 398
Crônica
LOUVADO SEJA!
5-maro-2026 461
Artigo
Seja feliz com suas escolhas, ignore o mundo
5-maro-2026 483
Política Nacional
Celular de operador do PCC revela envio de dinheiro em voos a Brasília
5-maro-2026 406
Política Nacional
Deputado paga R$ 203 mil da cota parlamentar aos sobrinhos para alugar SUV de luxo
5-maro-2026 358
Brasil: Polícia
Amigos há 20 anos, PMs morrem após trocarem tiros durante briga
5-maro-2026 735
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS