Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Palanque do Zé

Palanque do Zé #411 - Sou um futuro ex-gordo!

Por Jornal A Bigorna 28/06/2026 10:40:00 152
Palanque do Zé #411 - Sou um futuro ex-gordo!

Cerca de um mês atrás, decidi procurar um médico para tomar Mounjaro. Não foi uma decisão assoberbada - tanto que refleti durante cerca de um ano - se deveria tomar esse caminho.

Vejo bastante gente que tem vergonha de admitir que faz uso da medicação. Realmente não consigo entender o motivo, já que a obesidade é uma doença, assim como qualquer outra das milhares que existe.

Não tem glamour nenhum nisso, como outra "tantada" de gente faz parecer ser. Me parece que esse tipo de gente se sente bem com o fato de os outros saberem que elas podem pagar caro para obter uma medicação que já deveria estar sendo distribuída gratuitamente pelo SUS, que é o Plano de Saúde "grátis" mais caro do mundo...

No meu caso, sou gordo desde a adolescência, devido à minha condição de cadeirante. E, desde então, nunca mais emagreci. Pelo contrário, apesar de tentar fazer regime umas três ou quatro vezes em cerca de 20 anos, nunca fiquei mais magro de maneira relevante.

Culpa da deficiência? Não. Culpa das pessoas que me cercam? Muito menos! A culpa era, é e sempre será minha, por transformar a comida em um ponto central da minha vida. Posso dizer tranquilamente que até um mês atrás, eu vivia para comer, e não comia para viver, como deve ser.

Então o que mudou? A minha vontade de viver... de viver bem e saudável. Nunca vi problema em ser gordo. Isso nunca me impediu de nada, afinal. Mas, agora, o sobrepeso começou a atrapalhar a minha saúde. Tenho quase 40 anos e não vou ficar mais novo, então estava cada dia mais difícil lidar com o dobro do peso corporal que eu deveria ter!

Meus familiares pediram para que eu não fizesse essa coluna, para não ter cobranças e tal. Mas eu sou o que sou e, ao longo desses 24 anos escrevendo sobre cotidiano no nos jornais - desses, 18 neste A Bigorna - vocês já me viram falhar, vencer, mudar de opinião e muito mais. Faz parte do que é ser uma pessoa pública!

Para finalizar, gostaria apenas de dizer: O Mounjaro (ou similares) é um medicamento e deve ser tratado como tal. Para o bem, e para o mal. Confiram sua procedência, façam acompanhamento médico e, sobretudo, só tomem se for necessário. Porque tudo nessa vida tem consequência.

 

------------------------

Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

Telegram: https://t.me/palanquedoze

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

 

------------------------

Os conteúdos publicados no “Palanque do Zé” não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal A Bigorna. Assim, são de total responsabilidade do Autor, as informações, juízos de valor e conceitos aqui divulgados.

Palanque do Zé

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Artigo
Mercado de Trabalho e Autistas: inclusão que vai além da contratação
28-junho-2026 90
Artigo
Pós-Brexit: 7 primeiros-ministros em 10 anos
28-junho-2026 85
Crônica
INVERNO NA CIDADE
28-junho-2026 73
Avaré
Tradicional Arraiá do Nhô Musa movimenta Concha Acústica entre 10 e 12 de julho
28-junho-2026 90
Avaré
JOGO DO BRASIL: Expediente nas repartições municipais será até o meio dia na segunda feira, 29
28-junho-2026 2084
Avaré
Obras contra enchentes avançam na região central de Avaré
28-junho-2026 2682
Avaré
Estudantes de escola municipal visitam museu e Memorial Djanira
28-junho-2026 1341
Avaré
Coral Municipal de Avaré apresenta concerto de Músicas Sacras (Dia 28)
28-junho-2026 2196
Nacional
A onipresença das bets tem de acabar
28-junho-2026 189
Caso de Polícia - SP
PM apreende mais de mil porções de drogas e armas em Cerqueira César; homem é preso
28-junho-2026 1649
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS