Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Artigo

Por que devemos conhecer a história da nossa região?

Por Jornal A Bigorna 27/08/2025 23:00:00 1015
Por que devemos conhecer a história da nossa região?

Existe uma máxima no estudo de História que diz “um povo que não conhece seu passado está condenado a repeti-lo”. No caso da cidade de Avaré, esse dilema foi combatido em grande parte pelo trabalho de Gesiel Júnior, que juntamente com seu filho Gesiel Neto, lançou mais um livro sobre a história da cidade: “Avaré em relatos de pais e filho”. O livro é excelente e deve ser lido como forma de pensar e sentir a nosso passado e presente.

A obra é uma compilação de colunas escritas por Gesiel Júnior e Gesiel Neto abordando personagens e episódios históricos da cidade de Avaré e o que mais chama a atenção é justamente a dualidade entre os textos de pai e filho. Gesiel é jornalista e pesquisador, enquanto Neto é professor e historiador de formação, e as diferenças na abordagem dos fatos históricos se tornam complementares na obra, fortalecendo a memória e aprofundando ainda um olhar crítico sobre as passagens que formaram nossa sociedade.

Os textos de pai e filho cumprem a missão de resgatar a memória e valorizar a identidade do nosso povo. Com pouco apoio do poder público e falta de interesse da iniciativa privada, a memória local muitas vezes é negligenciada nas cidades da nossa região. Poucos dos municípios contam com Museus e Memoriais ativos e a preservação de arquivos e acervos históricos e fotográficos muitas vezes desperta pouca preocupação. No caso da produção literária e acadêmica as obras são quase sempre fruto do esforço e inspiração pessoal dos autores, com pouco suporte e incentivo.

Na lógica do mercado, essas obras despertem pouco interesse comercial e sem apoio público acabam tendo pouca repercussão. Para o público, conhecer a história das cidades é importante para construir as identidades culturais locais, preservar o patrimônio e até compreender a dinâmica e os desafios urbanos atuais. As Prefeituras, através das Secretarias de Cultura e Educação, poderiam desenvolver projetos que criassem essa demanda, estimulando a produção e consumo desses produtos sobre a História Local.

Dessa forma devemos divulgar trabalho e iniciativas como de Gesiel Júnior e Gesiel Neto, ler os livros e valorizar o tema. Assim como buscar outros conteúdos que abordam a nossa história, em Cerqueira, Iaras, Arandu e Águas de Santa Bárbara, entre outras cidades que partilham de uma mesma identidade e cultura. Com mais estímulo e incentivo a iniciativas como essa, mais pessoas podem se inspirar com o tema e contribuir o desenvolvimento regional.

 

*João Nicolau

É Colunista do Jornal A Bigorna

Artigo

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Artigo
Será que o autismo tem cara? Por que alguns autistas adultos não parecem ser autistas?
21-junho-2026 2032
Palanque do Zé
Palanque do Zé #410 - A elegia de Kevin Costner à Whitney Houston
21-junho-2026 207
Crônica
REI DO GADO FRUSTRADO
21-junho-2026 118
Nacional
Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
21-junho-2026 140
Artigo
História: A importância que é ignorada
21-junho-2026 102
Esporte
Caveira completa 63 quilômetros em dois dias na maratona internacional do RIO
21-junho-2026 103
Política Nacional
Governo prevê aumento de etanol na gasolina de 30% para até 32%
21-junho-2026 145
Avaré
Inverno começa neste domingo (21); veja como doar para a Campanha do Agasalho 
21-junho-2026 1929
Avaré
Campanha intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua
21-junho-2026 1473
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil apreende armas e centenas de munições durante cumprimento de mandado de busca em investigação de violência doméstica
21-junho-2026 1315
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS