A Administração Municipal de Avaré, sob o comando do prefeito Roberto Araújo (PL), emitiu nota oficial nesta terça-feira (20) para desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais sobre a designação interina da secretária Alaide Valdinéia Ferreira na Secretaria de Governo.
De acordo com o comunicado da prefeitura, Alaide Valdinéia, que já ocupa o cargo de secretária de Habitação, foi nomeada interinamente para a pasta de Governo por meio do Decreto nº 8.498/2025, sem qualquer acréscimo salarial ou pagamento cumulativo. “A designação ocorreu sem qualquer acréscimo remuneratório, conforme expressamente previsto no ato administrativo, sendo mantida exclusivamente a remuneração do cargo de origem”, esclarece o texto.
A nota reforça que não há concessão de vantagem indevida, irregularidade administrativa ou violação à legislação. A acumulação interina é medida legal e excepcional, amplamente adotada na administração pública para garantir a continuidade dos serviços essenciais. “A atuação em caráter interino constitui medida legal, excepcional e amplamente adotada na Administração Pública, com a finalidade de assegurar a continuidade e a regularidade dos serviços públicos”, destaca o documento.
A prefeitura aproveitou o esclarecimento para alertar a população sobre os riscos da disseminação de fake news. “A disseminação de informações falsas pode caracterizar crime previsto na legislação vigente”, adverte o texto, referindo-se a condutas como calúnia, difamação, injúria e alarme falso, que podem resultar em processos judiciais.
O prefeito Roberto Araújo, eleito em 2024 e empossado recentemente, tem enfrentado sucessivas ondas de desinformação nas redes sociais desde o início da gestão. Casos semelhantes já ocorreram em 2025, como boatos sobre o financiamento de shows da 55ª EMAPA (Exposição Agropecuária e Industrial de Avaré) com recursos públicos — negados pela administração — e outras alegações sobre eventos e serviços municipais. A prefeitura tem respondido sistematicamente com notas oficiais e, em alguns casos, anunciado medidas legais contra os responsáveis por propagar informações falsas.
Esses exemplos são somente alguns que o atual prefeito vem sofrendo nas redes socias, criticar e cobrar do poder público é um direito do cidadão, desde que, isso, não transcenda a fatos que ataquem a honra, muitos políticos sofrem atualmente com as Fake News, assim, o que deve ser colocado como crítica, acaba se tornando um ataque com mentiras como no caso da secretária Alaíde.
Outro ponto a salientar, é que a maioria da população não sabe que os salários dos vereadores só serão pagos à partir de 2028, o cidadão têm todo direito de cobrar, dentro das medidas e da análise sem mentiras.
Grupos que estão agindo contra a atual administração são claramente vistos, pois são sempre as mesmas pessoas, e perfis que fazem isso; essas pessoas que estão sendo 'usadas'- não entendem, que a parte de cima - o topo – aqueles que estão tentando denegrir a pessoa do prefeito, são os mais interessados em estar no poder.













