Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Avaré

Relator de Comissão Processante pede cassação de Cabo Samuel em Avaré; decisão vai ao Plenário

Por Jornal A Bigorna 28/04/2026 18:00:00 999
Relator de Comissão Processante pede cassação de Cabo Samuel em Avaré; decisão vai ao Plenário

O vereador Magno Greguer protocolou, na manhã desta segunda-feira (27), o relatório final da Comissão Processante (CP) que investiga a suposta quebra de decoro parlamentar do atual presidente da Câmara Municipal de Avaré, Cabo Samuel Paes. No documento, o relator opinou formalmente pela procedência da denúncia, passo decisivo que coloca o mandato do presidente sob julgamento direto de seus pares.

Em pronunciamento oficial, Greguer confirmou o protocolo do relatório final da Comissão Processante e justificou sua decisão de opinar pela procedência da denúncia. Segundo o parlamentar, a medida visa submeter o caso ao julgamento do Plenário, o qual ele classificou como o órgão soberano para a decisão final dos vereadores sobre a matéria.

Diferente do que ocorre em etapas anteriores, não haverá um relatório paralelo; o documento de Greguer será a base da votação. Agora, cabe à Mesa Diretora incluir a matéria na pauta. A Comissão é composta ainda pelos vereadores Hidalgo André de Freitas (presidente) e Moacir Lima (membro).

Após o protocolo do relatório final opinando pela cassação, o processo entra em sua fase mais crítica.

Entenda os detalhes técnicos:

Julgamento em Plenário

Diferente de projetos de lei comuns, o julgamento de uma Comissão Processante (baseada no Decreto-Lei 201/67) exige uma sessão especial. O relatório é lido na íntegra e o vereador denunciado tem o direito de realizar sua defesa oral por um tempo determinado.

Necessidade de Maioria Absoluta (ou Qualificada)

Para que um mandato seja cassado, a legislação exige um quórum rigoroso. Não basta a maioria dos presentes na sessão.

Em Avaré, a Câmara possui 13 vereadores. Para a perda do mandato, são necessários 9 votos favoráveis (dois terços da Casa).

O peso do voto: Se o número de votos favoráveis for inferior a 9, o processo é arquivado imediatamente e o vereador permanece no cargo.

Soberania do Plenário

Como mencionado pelo relator, o plenário é "soberano". Isso significa que, independentemente do parecer da Comissão ser pela cassação (procedência) ou pelo arquivamento (improcedência), a decisão final cabe ao conjunto dos vereadores em votação nominal e aberta.

Resultado Imediato

Caso o quórum de 9 votos seja atingido, a Mesa Diretora deve proclamar o resultado imediatamente e expedir o decreto legislativo de cassação, comunicando a Justiça Eleitoral. Caso contrário, o processo é declarado encerrado e o relatório é arquivado.

Avaré

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
AVARÉ SOBE AO PÓDIO: ATLETAS CONQUISTAM TÍTULOS NO FISICULTURISMO NATURAL E LEVAM O NOME DA CIDADE AO DESTAQUE ESTADUAL
17-junho-2026 105
Política Internacional
STF condena por unanimidade Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação a ministros 
17-junho-2026 130
Política Nacional
Governo retira urgência de projeto de lei que regula fim da escala 6x1
17-junho-2026 76
Avaré
SEC Avaré: Palavra do Presidente: Ganhamos uma importante luta! Mas a guerra ainda deve ser vencida!
17-junho-2026 941
Avaré
Cestas básicas recebidas do Fundo Social de SP serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade
17-junho-2026 1256
Avaré
Prefeitura e Secretaria de Cultura confirmam Arraiá do Nhô Musa para julho
17-junho-2026 1094
Avaré
Manutenção e conservação garantem mobilidade e segurança nas estradas rurais de Avaré
17-junho-2026 997
Avaré
Roberto Araujo firma convênio com ABOVA para fortalecer atendimento em assistência social
17-junho-2026 1204
Nacional
"Foi fatalidade", diz instrutor preso por morte de jovem em rope jump
17-junho-2026 747
Política Nacional
Big Data: Derrite lidera pesquisa para Senado em SP, com Tebet em 2º
17-junho-2026 1119
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS