Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Política Nacional

Tarcísio começa transição com racha iminente do bolsonarismo

Por Jornal A Bigorna 17/11/2022 16:30:00 1172
Tarcísio começa transição com racha iminente do bolsonarismo

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode enfrentar uma debandada de bolsonaristas em meio à escolha de sua equipe de transição.

No centro da tensão está a influência do presidente do PSD, Gilberto Kassab, na formação do novo governo, e seu flerte com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Kassab confirmou na semana passada que seu partido deve integrar a base do novo governo Lula. Quadros do PSD como Otto Alencar (BA), Omar Aziz (AM) e Alexandre Silveira (MG) compõem a equipe de transição.

A proximidade do dirigente com Lula vem irritando o presidente Jair Bolsonaro, segundo relatos de seus aliados em São Paulo. A insatisfação piorou após as declarações de Kassab de apoio à ampliação da base petista no Congresso.

Aliados do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esperavam por seu encontro nesta quinta-feira com Tarcísio, data do início simbólico da transição de governo, como prova de prestígio do clã, o que não deve ocorrer.

Tarcísio tem agenda com o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes nesta tarde. Os coordenadores da transição de ambos os lados, o ex-ministro Guilherme Afif Domingos e Marcos Penido, secretário tucano, estarão presentes.

Trata-se da primeira transição de governo no estado de São Paulo em 28 anos. Isso porque desde 1995, quando Luiz Antônio Fleury Filho (PMDB) passou o bastão a Mário Covas (PSDB), os tucanos venciam todas as eleições.

Bolsonaristas que ajudaram a eleger o novo governador dizem nos bastidores não mais acreditar que ocuparão postos-chave no secretariado.

Há queixas em grupos bolsonaristas de São Paulo sobre a composição ideológica de auxiliares de Tarcísio e o não alinhamento a pautas que o presidente da República defende.

Uma publicação de Tarcísio no Instagram depois das eleições, na qual ele atribui a vitória a Afif Domingos, causou incômodo entre bolsonaristas, já que não foi dada a mesma importância a Bolsonaro, segundo eles.

Segundo uma pessoa da campanha vencedora, "Tarcísio é viciado em diploma, se o cara não for técnico, não tiver formação, duvido que entre (no governo)". A afirmação é corroborada por sinais dados pelo governador eleito, que até agora não acenou ao bolsonarismo.

— A gente tem aquelas pessoas que trabalharam na elaboração do plano de governo, que poderão fazer parte da equipe. Elas têm o perfil técnico que a gente quer — afirmou Tarcísio, em entrevista na semana passada.

Ainda que estejam cotados para compor o gabinete de Tarcísio alguns nomes próximos a Bolsonaro, como Hélio Ferraz, sucessor de Mário Frias à frente da Secretaria de Cultura, e Roberto de Lucena, pastor evangélico filiado ao Republicanos, eles não são vistos como representantes do presidente.

Uma ala do bolsonarismo defende o ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro e hoje deputado federal eleito, Ricardo Salles, para a pasta análoga em São Paulo, e o coronel Mello Araújo, presidente do Ceagesp e homem de confiança do presidente, na Segurança Pública, mas já vê as nomeações como improváveis.

O poder de Afif Domingos

Homem de confiança de Kassab, Afif Domingos é considerado uma força própria capaz de barrar indicações de outros grupos políticos que disputam espaço no novo secretariado, como PSDB, Republicanos e o próprio bolsonarismo.

Espera-se que Afif consiga emplacar na Secretaria de Educação a ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e uma das idealizadoras do Enem, a educadora Maria Inês Fini, e o ex-deputado federal Eleuses Paiva (PSD) na Saúde.

O vice Felicio Ramuth (PSD) deve ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a pedido do próprio Tarcísio. Ele é usado como outro exemplo de desgaste da base bolsonarista com Tarcísio, pois não é considerado alguém identificado com o bolsonarismo.

— Se for a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ótimo, se não for, outro caminho também estou à disposição — declarou Ramuth em entrevista dias atrás.

A pasta da Habitação, com seu orçamento de R$ 2,5 bilhões para projetos de moradias populares em 2022, também pode ficar com o grupo de Afif, mas tem concorrência de Marcos Pereira (presidente do Republicanos) e aliados de Garcia.

Tarcísio deve anunciar os nomes do secretariado e do gabinete de transição a partir dos próximos dias. A ideia é manter as 23 secretarias da atual administração.(Do Globo)

Política Nacional

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Caso de Polícia - SP
Polícia Civil captura foragido da Justiça que utilizava identidade falsa em Taquarituba
18-junho-2026 142
Avaré
AVARÉ SOBE AO PÓDIO: ATLETAS CONQUISTAM TÍTULOS NO FISICULTURISMO NATURAL E LEVAM O NOME DA CIDADE AO DESTAQUE ESTADUAL
18-junho-2026 129
Política Internacional
STF condena por unanimidade Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação a ministros 
18-junho-2026 179
Política Nacional
Governo retira urgência de projeto de lei que regula fim da escala 6x1
18-junho-2026 104
Avaré
SEC Avaré: Palavra do Presidente: Ganhamos uma importante luta! Mas a guerra ainda deve ser vencida!
18-junho-2026 971
Avaré
Cestas básicas recebidas do Fundo Social de SP serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade
18-junho-2026 1276
Avaré
Prefeitura e Secretaria de Cultura confirmam Arraiá do Nhô Musa para julho
18-junho-2026 1114
Avaré
Manutenção e conservação garantem mobilidade e segurança nas estradas rurais de Avaré
18-junho-2026 1012
Avaré
Roberto Araujo firma convênio com ABOVA para fortalecer atendimento em assistência social
18-junho-2026 1234
Nacional
"Foi fatalidade", diz instrutor preso por morte de jovem em rope jump
18-junho-2026 769
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS