• testando

    Palanque do Zé #82 - Lockdown em vista?

    2188 Jornal A Bigorna 21/05/2020 11:00:00

    Palanque do Zé

    Acabo de ouvir o Governador dizer na TV, que essa semana será fundamental para saber se o Lockdown será ou não necessário em nosso Estado.

    Basicamente, ao justificar a antecipação de feriados para essa semana na Capital e Região Metropolitana, ele disse o óbvio: Quarentena não é férias, então fiquem em casa ao invés de irem para o interior e praia.

    A verdade é que Avaré tem sido muito prejudicada por visitantes, que acabam trazendo a doença pra cá. Aí, não adianta nada os locais ficarem em casa, se os turistas estão zanzando por tudo quanto é lugar.

    A regra é simples: Se ao menos 60% das pessoas ficarem em casa, não teremos Lockdown. Se o índice for abaixo disso, teremos Lockdown!

    E, por acaso você sabe o que é Lockdown? Sabe mesmo? Nos mínimos detalhes? Não, né? Eu também não sabia até escrever esse artigo, então fui pesquisar a fundo e a coisa pode ser resumida simplificadamente assim:

    "Lockdown", em português, pode ser traduzido como "bloqueio total". Ou seja,  no contexto sanitário, é um protocolo de isolamento que impede que pessoas, informações ou cargas deixem ou adentrem em uma área específica.

    Tal protocolo só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade, no caso o Prefeito, o Governador ou o Presidente da República.

    Isso quer dizer que se você for pego na rua sem um motivo justificado, poderá ser processado, multado e até preso, nas situações mais extremas!

    Ou seja, pare de agir com irresponsabilidade e fique em casa se não for pra:

    1. Comprar comida
    2. Comprar remédio
    3. Ir para o hospital
    4. Salvar a vida de alguém

    E vale salientar que, quanto aos itens "1" e "2", a internet pode ajudar demais, pois dá pra comprar tudo e receber no conforto do seu lar!

    Finalmente, mas não menos importante, se você não pode ficar em casa porque trabalha em setores essenciais, não vista uma carapuça que não lhe serve!

    Quanto mais tempo levarmos para eliminar a doença, mais tempo teremos que ficar nessa lenga-lenga de não poder trabalhar, passear e etc. E nem preciso dizer que isso será péssimo para a nossa economia, não é mesmo?

     

    IMAGENS ANEXADAS

    Palanque do Zé #82 - Lockdown em vista?
    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também