• testando

    Rotary Club de Avaré comemorou 67 anos com entrega de doações

    213 Jornal A Bigorna 08/02/2024 10:10:00

    O Rotary Club de Avaré comemorou seus 67 anos na noite do último dia 07, quando os rotarianos e seus convidados compareceram na Sede do Clube, para participarem de data tão significativa e repleta de significado.

    Na oportunidade, os presentes comemoraram ainda, os 118 anos do Rotary International, entidade responsável por gerir todos os Clubes do mundo, em última instância.

    Para homenagear o Clube, diversas personalidades avareenses ocuparam a Tribuna, como por exemplo o Médico Dr. Claudio Nardinelli, que é o Diretor da UTI da Santa Casa, o Mantenedor da Faculdade EDUVALE, Dr. Cláudio Mansur Salomão, Cássio Jamil Ferreira, rotariano e presidente da ACIA e Clóvis Rodrigues Felipe, rotariano que ocupou o cargo de Governador do Distrito 4.620 de Rotary Internacional no Ano-Rotário 2009-2010, dentre outros.

    Também foi passado um vídeo institucional produzido pelo jornalista Tiago Oliveira, onde diversos rotarianos e dirigentes de entidades assistenciais da cidade responderam ao seguinte questionamento: “O Rotary muda vidas?”.

    Por fim, o Presidente do Rotary Club de Avaré, Dorival Dionizio Gomes, realizou a entrega de uma impressora para Associação Amigos Solidários e uma TV e uma máquina de lavar roupas para a Associação Espírita Arco Íris. Esses bens foram adquiridos com recursos oriundos do Primeiro Porco no Rolete, realizado em meados do ano passado.

    Já para o Asilo Residência do Amor Fraternal de Avaré (RAFA), foram entregues quatro aparelhos para academia  ao ar livre. Tais equipamentos vão possibilitar que a entidade dê andamento ao projeto denominado “Vitalidade do RAFA”. É importante destacar que tal doação só foi possível graças a recursos obtidos junto à Fundação Rotária, braço do Rotary Internacional, que ajuda os associados do Rotary a promoverem a boa vontade, paz e compreensão mundial, aprimorando a saúde, fornecendo educação de qualidade, melhorando o meio ambiente e combatendo a pobreza.

    67 ANOS

    No dia 14 de novembro de 1956, no Centro Avareense, os companheiros João Passos (representando o Governador Victor Mayerá Jr., do então Distrito 461), Jurandir Trench, João Leopardi e José Paulino, todos do Rotary Club de Botucatu, deram início à formação do Rotary Club de Avaré.

    Dia 11 de fevereiro de 1957, às 13 horas, no Hotel Oásis, foi entregue a Carta de Admissão em Rotary International.

    A partir dessa data, o Rotary Club de Avaré vem repetidamente marcando presença na vida avareense. Dentre tais fatos, destacam-se as seguintes realizações: Criação da EMAPA, fundação da APAE de Avaré, trabalho para a instalação da rede telefônica automática de Avaré; fundação do COSA, criação da Feira das Nações, Instalação do CEFAM, participação na elaboração e concretização do Projeto UTI – Uma Esperança de Vida, dentre outros.

    Nesse meio tempo, 62 rotarianos ocuparam a presidência do Clube, sendo que o primeiro foi Plínio de Almeida Fagundes.

    Os únicos a ocuparem o cargo mais de uma vez foram os Companheiros Mauro Righi Neto, nos anos de 67/68 e 81/82, Paul Anton Josef Bannwart, em 70/71 e 02/03, Paulo Antônio Salim Curiati, em 83/84 e 98/99, Mário Rotelli, em 92/93 e 96/97, Cássio Jamil Ferreira, em 95/96 e 03/04 e José Renato Fusco, em 17/18, 20/21 e 22/23.

    O Clube foi presidido por mulheres em apenas 8 oportunidades, sendo que a primeira foi Zoé Mengual Peppe, em 99/00, e a última, Tatiane Silva de Oliveira, em 21/22. Desse modo, no próximo Ano-Rotário, a Companheira Clarice Terezinha Francisco será a 9ª mulher a ocupar a posição mais alta da Casa Rotária.

    Durante os seus 67 anos, a Casa fora presidida por dois companheiros que viriam a se tornar Governadores Distritais. Em 79/80 o Companheiro Luiz Zanforlin Neto comandou o Clube, sendo que em 83/84, assumiu a governadoria. Já em 97/98, foi a vez de Clóvis Rodrigues Felipe presidir o Rotary Club de Avaré. Onze anos depois, em 09/10, ele também governaria o nosso Distrito 4.620.

     

    Texto de José Renato Fusco | Fotos de Tatiane Silva de Oliveira – Da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Avaré.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também