Dia do Enfermeiro é comemorado com mês de atividades virtuais

A Bigorna 19/05/2020 11:40:00 503 visualizações
# legenda: Faculdade Eduvale

No mês em que se comemora o Dia da Enfermagem e no ano em que estes profissionais ganham ainda mais destaque, a Faculdade Eduvale organizou uma série de atividades virtuais direcionadas aos estudantes do curso e interessados na área.

As atividades tiveram início em 13 de maio com a live da Dra. Renata Pietro (Presidente do COREN/SP e do Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira) com o médico e ex-ministro da saúde Dr. Luiz Henrique Mandeta. A importância da Enfermagem no SUS foi o tema em debate, além de outros assuntos relacionados à saúde e à COVID-19. Mandetta falou sobre o trabalho à frente do ministério, destacou a importância do SUS e do distanciamento social, discorreu sobre o projeto 30 horas que regulamenta a jornada de trabalho semanal da categoria, contou algumas experiências de trabalho com equipes de Enfermagem, citou as agressões sofridas por profissionais da saúde recentemente e ressaltou a importância da qualidade do ensino em faculdades e universidades. “A Enfermagem é o pulmão do Sistema Único de Saúde! Em nome de minha irmã e do Wanderson que são enfermeiros, eu cumprimento todos os enfermeiros e enfermeiras do Brasil”!

A segunda atividade aconteceu no último dia 15 com a palestra da enfermeira Bruna Cristina Velozo que é responsável pela comissão de curativos do setor especializado de terapia intensiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. A evolução do Coronavírus, paramentação, riscos de contaminação, a importância da higiene, rotina de trabalho, tipos de testes e diagnósticos, sintomas, alterações mais comuns em exames, intubação e demais funções do enfermeiro na assistência aos pacientes com COVID-19, protocolo de manejo clínico na atenção especializada, fatores de riscos e complicações que levam os pacientes à UTI foram alguns dos assuntos em pauta.

A programação ainda conta com mais um assunto relacionado em que a Dra. Renata Pietro discutirá as perspectivas e os desafios da Enfermagem na linha de frente contra a COVID-19.

Vivenciamos tempos difíceis. Tempos de adaptações. Hoje, nos distanciar de quem mais amamos tornou-se um ato de amor. Trabalhar com Enfermagem é abdicar por um momento daquilo que mais amamos para servir ao próximo. É cuidar sim e mais do que isso, é se profissionalizar em benefício à vida. É ser educador, ora psicólogo, ora humanos ou anjos. Somos mãos que trabalham, mãos que pesquisam, mãos que ajudam, mãos que confiam. Somos defensores da vida”, disseram os alunos Guilherme Henrique Ribeiro da Silva e Heloisa Scotti durante a abertura do Mês da Enfermagem Eduvale.

Papanicolau, Sistematização da Assistência de Enfermagem, a atuação do enfermeiro na atenção ao pré-natal de baixo risco e doação de órgãos no Brasil também serão assuntos abordados durante o mês pelas enfermeiras e docentes Mariana Capelin Kagawa, Lorena Campos, Gislayne Aguillar Bida e Sueli Manzini.

 

 

 

Contato:

WhatsApp (14) 9.9705-7070
Fone: (14) 9.9705-7070
Email: contato@jornalabigornaavare.com.br