Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP

71 jovens da Fundação CASA de Cerqueira e Iaras votam no próximo domingo (15/11)

Por Jornal A Bigorna 12/11/2020 08:00:00 1888
71 jovens da Fundação CASA de Cerqueira e Iaras votam no próximo domingo (15/11)

Fundação CASA de Cerqueira e Iaras

No próximo dia 15 de novembro, quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais de 2020, 71 adolescentes, de ambos os sexos, internados em seis centros da Fundação CASA nas cidades de Cerqueira César e Iaras, estão alistados para votar e participar do processo de escolha de seus representantes para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) instalará, ao total 14 seções eleitorais, seguindo os protocolos de saúde e higiene para evitar a transmissão da Covid-19. 

Em Cerqueira, a seção será instalada no CASA feminino de Cerqueira César e estão listados para votar 44 adolescentes, sendo 23 do CASA Cerqueira, 12 do CASA Anita Garibaldi e nove do CASA masculino João Paulo II. 

Já em Iaras, a seção será instalada no CASA Três Rios e estão listados para votar 27 jovens, sendo 18 do centro Três Rios, seis do CASA Rio Novo e três do CASA Madre Teresa de Calcutá II, todos masculinos. 

O objetivo é que os jovens possam exercer sua cidadania, cujo processo de conscientização já ocorre desde a segunda quinzena de outubro, por meio de atividades pedagógicas aplicadas pelos servidores da Instituição.

"Os jovens participam de palestras expositivas, conhecem os detalhes do funcionamento do processo eleitoral, discutem a importância de votar, identificam as atribuições de cada cargo e até mesmo simulam as votações em iniciativas realizadas pelas equipes dos centros socioeducativos", explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

"As atividades acontecem independentemente de haver seção eleitoral instalada para votação neste ano, porque é um processo pedagógico de exercício da cidadania tanto hoje e quanto no futuro", completa o presidente da Fundação CASA. 

Os jovens alistados, de ambos os sexos, possuem idades entre 16 e 21 anos incompletos e seguem as regras constitucionais de votação: para quem possui 16 e 17 anos, o voto é facultativo, enquanto se torna obrigatório para aqueles com 18 anos ou mais.

Em 2020 completa uma década em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, pela primeira vez, a instalação de seções eleitorais em centros socioeducativos e em centros de detenção provisória para receber os votos de adolescentes internados e adultos presos preventivamente.

Segundo a Resolução nº 23.611/2019, do TSE, para instalar uma seção eleitoral foi necessário haver o número mínimo de 20 alistados no centro socioeducativo, entre adolescentes e servidores. 

Para a eleição municipal deste ano, puderam ser inscritos jovens na faixa etária de 16 a 21 anos incompletos, que cumpriam medida socioeducativa de internação, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Palanque do Zé
Palanque do Zé #411 - Sou um futuro ex-gordo!
29-junho-2026 240
Artigo
Mercado de Trabalho e Autistas: inclusão que vai além da contratação
29-junho-2026 2188
Artigo
Pós-Brexit: 7 primeiros-ministros em 10 anos
29-junho-2026 109
Crônica
INVERNO NA CIDADE
29-junho-2026 101
Avaré
Tradicional Arraiá do Nhô Musa movimenta Concha Acústica entre 10 e 12 de julho
29-junho-2026 1302
Avaré
JOGO DO BRASIL: Expediente nas repartições municipais será até o meio dia na segunda feira, 29
29-junho-2026 2108
Avaré
Obras contra enchentes avançam na região central de Avaré
29-junho-2026 2704
Avaré
Estudantes de escola municipal visitam museu e Memorial Djanira
29-junho-2026 1347
Avaré
Coral Municipal de Avaré apresenta concerto de Músicas Sacras (Dia 28)
29-junho-2026 2225
Nacional
A onipresença das bets tem de acabar
29-junho-2026 204
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp
Inscreva-se no grupo do WhatsApp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS