Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
Jornal A Bigorna
  • NOTÍCIAS
  • LITERATURA
    • Detetive Tango
  • LITURGIA DO ANDRÉ GUAZZELLI
  • PALANQUE DO ZÉ
CLOSE
  • SEC
  • FEAP
Saúde

OMS: 1,8 bi de adultos está em risco por falta de atividade física

Por Jornal A Bigorna 30/06/2024 08:30:00 412
OMS: 1,8 bi de adultos está em risco por falta de atividade física

No mundo, um terço (31%) dos adultos não pratica atividade física de forma regular, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por causa do sedentarismo, 1,8 bilhão de pessoas tem risco elevado para inúmeros problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e ataque cardíaco (infarto).  

Publicado na revista The Lancet Global Health, o estudo da OMS também revela que as mulheres praticam menos atividade física, em média, que os homens. A taxa de inatividade é de 34% para elas, enquanto é estimada em 29% para eles. Independente do sexo, os idosos são ainda mais inativos. E 81% dos adolescentes (entre 11 e 17 anos) são inativos.

Se o exercício físico não for incentivado globalmente, a expectativa é que o sedentarismo atinja 35% da população adulta em 2030. Isso implicará em maiores gastos na área da saúde, mas não só.

“A inatividade física é uma ameaça silenciosa à saúde global, contribuindo significativamente para [aumentar] o fardo das doenças crônicas”, afirma Rüdiger Krech, diretor do programa de promoção à saúde da OMS, em nota.

Meta da OMS de atividade física

Para se enquadrar na média mínima da OMS, a pessoa com mais de 18 anos deve realizar pelo menos 150 minutos de atividade física em intensidade moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa por semana.

De forma complementar, também é indicado realizar atividades de fortalecimento muscular, de forma moderada, pelo menos duas vezes por semana. Essas atividades devem envolver os principais grupos musculares

A intensidade do exercício físico pode ser avaliada, de forma informal, pelos dois seguintes critérios:

Batimentos cardíacos: a frequência cardíaca está diretamente ligada com a intensidade dos movimentos. Durante uma caminhada leve, o coração nem se altera. Quando o ritmo é moderado, ele acelera mais que o normal. No modo vigoroso, ele acelera bastante;

Capacidade de fala: a ideia é perceber o quão difícil é falar durante a atividade. Quando é possível conversar, o nível de intensidade é normalmente leve. Nas primeiras dificuldades, ela se torna moderada. Agora, se falar for muito difícil, é vigorosa.

Riscos do sedentarismo

As pessoas mais ativas têm menor risco de mortalidade por todas as causas e menor probabilidade de desenvolverem hipertensão (pressão alta), por exemplo. O risco de quedas é reduzido, e há uma tendência de melhores indicadores cognitivos e da qualidade do sono.

De forma oposta, conforme aponta o estudo da OMS, a falta de atividade física regular está relacionada com a maior incidência de diferentes doenças, como:

 

Ataque cardíaco (infarto);

Acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame;

Diabetes tipo 2;

Demência;

Câncer, especialmente o câncer de mama e o câncer colorretal (cólon e reto).

Além de prevenir as doenças “físicas”, colocar o corpo em movimento contribui com a melhora da saúde mental, como depressão e ansiedade, e com o aumento dos índices gerais de bem-estar de um indivíduo.(Da Folha de SP)

Saúde

Compartilhar

Copiar link

E-mail

WhatsApp

Telegram

Facebook

Linkedin

X

Bluesky

Veja mais
Outras Notícias
Avaré
Avaré é parceira em serviço regional que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica
2-setembro-2026 140
Avaré
Residência Inclusiva reforça política de acolhimento a pessoas com deficiência em Avaré
2-setembro-2026 145
Caso de Polícia - SP
Jovem esfaqueia idoso após se recusar a pagar dose de bebida no Jardim Tropical
2-setembro-2026 392
Avaré
Avaré oferece aulas gratuitas de hidroginástica; saiba como se inscrever
2-setembro-2026 113
Caso de Polícia - SP
Polícia de Avaré busca suspeito de agredir enteados e incendiar residência
2-setembro-2026 181
Política Nacional
Lula vai barrar “trem da alegria” a servidores da Câmara e do Senado e vai vetar aumento vergonhoso
2-setembro-2026 83
Nacional
De Miami a Dubai: governo de SP gasta R$ 300 mil com escolta de Doria
2-setembro-2026 100
Justiça ⚖
Perícia médica frustra aliados de Bolsonaro, e confirma que Bolsonaro tem condições de ficar preso na Papudinha
2-setembro-2026 114
Brasil: Polícia
Piloto da Latam é preso em Congonhas por chefiar rede de exploração infantil
2-setembro-2026 112
Polícia
Marinha francesa apreende €41 milhões em cocaína e três brasileiros são presos em barco de pesca
2-setembro-2026 107
Siga-nos
Facebook
Instagram
Whatsapp

Publicidade

  • fsp
  • inimed-covid-19
  • atpq
  • mare
  • cameras
  • FEAP
  • SEC-aquatico-
  • pontodentes
  • onecenterlateral
  • cafe
  • acia
  • arcoiris
  • SOS CARTUCHOS
  • testando
INFORMAÇÕES DO JORNAL
INFO

Jornal A Bigorna

Jornal eletrônico- Avaré e Região
contato@jornalabigornaavare.com.br
www.jornalabigornaavare.com.br

Categorias
C
  • Literatura
  • Esporte
  • Cultura
  • Política
  • Geral
  • Polícia
  • Palanque do Zé
  • Saúde Pública
  • Artigo
  • Editorial
  • Educação
  • Papo com a Magali
  • Administração Pública
  • Avaré
  • Internacional
  • Nacional
  • Entrevista
  • Região
  • Política Nacional
  • Política Internacional
  • Saúde
  • Crônica
  • Liturgia do André Guazzelli
  • O Palhaço
  • Detetive Tango
  • Conto
  • Poesia
  • Moda
  • Poesia
  • Acidente
  • Brasil: Polícia
  • São Paulo
  • Caso de Polícia - SP
  • Justiça ⚖

© Copyright 2025. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por Officeweb

  • INÍCIO
  • Política de privacidade
  • NOTICIAS