• testando

    Detran-SP libera parcelamento de multas e demais débitos em 18 vezes

    1436 Jornal A Bigorna 08/03/2022 17:10:00

    Depois de facilitar o pagamento do IPVA, com descontos de até 9% e opção de parcelamento em cinco vezes, o Detran-SP liberou a quitação a prazo de outros débitos. E não é qualquer coisa: agora, é possível quitar multas e demais pendências em até 18 vezes, realizando o pagamento com cartão de crédito ou débito.

    Ao todo, são 12 instituições financeiras que estão habilitadas pelo Detran a parcelar tanto multas quanto outras taxas do departamento. Entretanto, vale dizer que o parcelamento não contempla infrações aplicadas por outros órgãos de trânsito, como municipais e/ou rodoviários. Além disso, inscritos na dívida ativa, parcelamentos com inscritos em cobrança administrativa e de veículos licenciados em outros Estados, também não gozam do benefício.

    Então como funciona?

    De acordo com o Detran, as empresas credenciadas apresentam algumas opções de planos para o pagamento dos débitos em aberto. Dessa forma, o dono do veículo fica ciente dos custos adicionais como, por exemplo, juros do parcelamento. Inclusive, avaliar as possibilidades (entre parcelas e taxas) de cada proposta é um direto previsto em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

    Contudo, uma dica importante antes de fechar negócio com alguma das redes é realizar uma pesquisa de mercado. Isso porque cada empresa segue uma demanda livre. Portanto, vão apresentar diferentes valores e juros que variam em uma média de 3 a 20%, tendo em vista o valor total dos débitos e a forma de pagamento. Além disso, também há diferença na quantidade de parcelas, que podem ser de 12 ou de até 18 vezes.

    Lembrando que, é importante ficar atento para não cair em golpes. Para ajudar, o Detran disponibilizou uma lista de todas as empresas credenciadas e homologadas para realizar a operação. Veja aqui!

    Entre as taxas e infrações que podem ser parceladas estão IPVA, Seguro DPVAT e o Licenciamento de 2022 para automóveis usados (R$98,91) e carros novos (R$131,80). Já no caso das multas, todos os graus entram no benefício. Ou seja, infrações leves, médias, graves, gravíssimas e, até mesmo, as autossuspensivas, que inclui dirigir sob influência de álcool.(DO estado/Jornal do Carro)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também