• Estupros em Avaré dobram em um ano, apontam dados da SSP

    172 Jornal A Bigorna 21/07/2025 15:00:00

    O número de casos de estupro registrados entre janeiro e maio em Avaré (SP) dobrou em 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

    No ano passado, foram 18 ocorrências, todas classificadas como estupro de vulnerável. Neste ano, o total subiu para 36 casos, sendo 25 estupros de vulnerável e 11 estupros.

    No caso mais recente, um homem condenado a 20 anos de prisão por estuprar a própria neta foi preso nesta sexta-feira (18) em Avaré. Segundo a polícia, o crime ocorreu entre 2019 e 2021, quando a vítima tinha entre 6 e 8 anos de idade. A prisão reforça o alerta para os índices de violência sexual na cidade.

    Em nota, a SSP afirma que o enfrentamento à violência sexual é prioridade e que vêm sendo investidos recursos em prevenção, responsabilização e acolhimento às vítimas. A política inclui a expansão do atendimento nas Salas Lilás, dedicadas ao apoio de vítimas de violência sexual, e o funcionamento ampliado das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) em regime 24 horas.

    Segundo a SSP, a região do Deinter 7, que engloba Avaré , conta com duas DDMs em plantão contínuo (em Avaré e Taquarituba) e um total de 17 salas distribuídas ainda por Botucatu, Sorocaba, Itapetininga e Itapeva.

    A prefeitura informou que está em fase de implantação da polícia municipal e que a Assistência Social atua em parceria com a Delegacia Seccional e a Polícia Militar no acompanhamento dos casos.

    Segundo o Executivo, a coleta de dados locais sobre estupro deve ser mais sistemática após a implementação dessa estrutura, com o objetivo de melhorar o combate aos crimes e incentivar denúncias. Para acolhimento das vítimas, a prefeitura reforçou o trabalho da Assistência Social e o atendimento da DDM.( Por Pâmela Beker*, G-1)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também