Em razão dos últimos acontecimentos relatados pela imprensa, mostrando casos graves de emergência e a dificuldade com leitos na UTI de Avaré, o Vereador Ernesto procurou a secretária de Saúde Vanda Nassif e com o vereador Barreto reuniu-se com Miguel Chibani (vice-provedor da Santa Casa) para esclarecer a real situação.
Segundo documentos, há uma portaria recente do Ministério da Saúde que definiu o Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências do Estado de São Paulo e destinando recursos financeiros para sua implantação.
Nesse documento ficaram definidos os recursos para cidades como Avaré, Bauru, Botucatu, Jaú, Lins e Promissão, sendo habilitados 11 novos leitos de UTI para Avaré e 7 leitos já existentes passarão receber valor maior.
Na reunião com Chibani, ficou estabelecido que a Santa Casa tem espaço e recursos para construir o espaço físico para acomodar os novos leitos e foi programada reunião da última terça-feira, 09 de junho, com a DRS – Bauru para estabelecer as metas de recursos para equipamentos e custeio da UTI ampliada.
O vereador Ernesto acredita que foi dado um passo importante na solução dessa questão – a falta de leitos de UTI em Avaré, que vem gerando mortesdde avareenses e pessoas da região que ficam dias àa fio esperando por uma vaga na UTI, que quase sempre nao comporta a demanda.
Avaré, hoje, com mais de 90 mil habitantes nao pode ficar à mercê de apenas 12 leitos de UTI. o resultado sao mortes que poderiam ser evitadas, mas que, graças ao pouco número de vagas, em geral, as pessoas quando conseguem vaga em outros hospitais sao atendidas, ou morrem nao fila de espera por uma vaga na UTI.













