Crônica
CONVERSA PRA BOI DORMIR
José Carlos Santos Peres
- Tudo bão seo Zé? O senhor quer queijo hoje?
- Bão... E o senhor?
- Indo...
- Como pedra: se não rolar cria limbo, né?
- Por falar em pedra, vinha indagorinha da casa da minha nora que é casada com meu fio, e vi o carçarmento da rua, aquela que despenca para o centro, que regaçô de novo.
- Regaçô é?
- Regaçô... O senhor quer queijo?
- Não! Agora só como queijo light.
- Frescura, seu Zé...
- O médico me receitou queijo branco.
- Mais tem preto pur acaso?
- Tem amarelo.
- Frescura... Tô aqui nos meus setenta e nunca tive mais que uma gripe ... Médico tem dessas besteiras de cortá tudo que é bom. Disseram pra mim comer frutos do mar... E eu sei lá o que é isso? Eu mal bato um fejão com arroiz, cove e ovo frito...
- O doutor colocou lula no seu cardápio, é?
- Ah?! Não vamos falar de política não, que isso só dá confusão... Ademais, eu só votaria se fosse no Getúlio, mas como ele morreu... Mais um quejinho vai bem. Vai um?
- Hoje não, fica para a próxima.
- É de leite de cabra; dá sustança que só... Mior que esse tar de tadala que o médico da televisão disse para a Ana Maria Braga que levanta até defunto morto... Vai queijinho?
- Melhor que o tadala é?
- Oxe.... Tá provado inté. O senhor num vê us bode?
- Que que tem usbode?
_ Ora, seu Zé, o cabritinho bebe o leite da cabra e vira bode. Não é? E o bicho não fraqueia não... O senhor já viu bode negá fogo?
- Que eu saiba, em se tratando...
- O senhor soube do bode do Gervásio? Ele se engraçô com a cabritinha da Zirda, e a comadre fez foi reforçá a cerca. Qui qui aconteceu?
- Qui qui aconteceu?
- O bode comeu a cerca.
- Orra! Comeu a cerca?
- Não só a cerca... No outro dia o veterinário foi lá na casa do Gervásio e tirou dois metros de arame farpado enroscado no saco dele... O bicho não nega fogo não, seu Zé. E purmode de que ele não nega?
- Pur mode de que ele não nega?
- Purmode de que bebeu leite de cabra quando ainda era cabritinho, uai...
- Ah, sei...
- Por isso que digo que é mior que jurubeba, ovo de codorna, gemada, chá de urtiga peruana, reza braba, Viagra, essas merdas todas... Tá provado isso aí. Agora, reza braba ajuda, sim, mas se tiver um pedaço de queijo de cabra para acompanhar ajuda muito mais. Vai um?
- Me vê dois!
- Dois? Numa pancada?
- Na pancada, os dois! E por falar em pancada, seja rápido que eu quero fugir da chuva que vem por aí.
- Mais num desce por aquela rua não seu Zé, que lá as inxurrada arregaço cum tudo na cabecera... E eu tamém já vou indo que preciso colocar arame farpado do muro lá de casa, que faz fundo com a casa do Gervásio.













