• Palanque do Zé #348 – Conheça o golpe do falso advogado

    782 Jornal A Bigorna 13/04/2025 21:40:00

     

     

     

    Pessoas que entram com ações judiciais buscando indenizações contra o governo ou empresas estão sendo alvo de um golpe sofisticado conhecido como "golpe do falso advogado".

    Para agir, os golpistas acessam o processo judicial da vítima por meio de plataformas públicas ou hackeando sistemas e coletam seus dados pessoais e informações do processo.

    Em posse dessas informações, criam um perfil falso no WhatsApp, utilizando a foto e o nome do advogado verdadeiro da vítima.

    Com essa identidade falsa, entram em contato diretamente com a parte do processo e informam, de forma enganosa, que a ação foi vitoriosa e que o valor da indenização está prestes a ser liberado.

    Para dar veracidade à história, os golpistas forjam documentos com timbres e linguagem jurídica, simulando despachos e decisões judiciais.

    Na sequência, solicitam que a vítima faça uma transferência via Pix, sob o pretexto de cobrir taxas ou despesas para agilizar o recebimento da indenização.

    Após o recebimento do valor, os golpistas apagam todas as mensagens trocadas e bloqueiam o número da vítima, impossibilitando novo contato.

    Como sempre, os bandidos se valem do velho truque da necessidade da vítima, urgência e da vantagem, que são elementos que impulsionam quase todas as decisões das pessoas.

    Necessidade diz respeito ao que a vítima pleiteia na Justiça. Pode ser um remédio, a garantia de um direito assegurado ou até uma indenização.

    A urgência sempre envolve fazer algo num prazo curto de tempo, para não dar chance de a vítima refletir ou procurar ajuda.

    A vantagem trata, geralmente, de burlar alguma regra pré-estabelecida, como por exemplo pagar para “furar a fila” e o juiz analisar o caso com mais celeridade.

    Recentemente eu enviei diversos alertas aos meus clientes e fiz diversas postagens nas redes sociais, tratando do assunto, porque a advocacia brasileira está sob ataque. Mas infelizmente isso não impediu que diversos dos meus clientes fossem importunados por esses seres desprezíveis e que dois deles efetivamente caíssem no golpe.

    A situação é tão grave no Brasil inteiro, e atinge tantos advogados, que a OAB-SP lançou uma cartilha contendo orientações de segurança:

    - Nunca realize transferências bancárias solicitadas por mensagem. Advogados não exigem pagamentos antecipados para liberar valores decorrentes de ações judiciais. Os honorários são pagos com base no êxito do processo ou conforme estabelecido em contrato de honorários. E, se por acaso for necessário o pagamento de alguma custa judicial, o advogado pode fazer uma chamada de vídeo com você.

    - Desconfie de qualquer mensagem enviada de números de telefone diferentes daqueles usados habitualmente pelo escritório do seu advogado. Profissionais liberais dão muito valor ao número de telefone que possuem, pois é através dele que podem ser contactados! O meu número é o mesmo desde 2000, por exemplo! Geralmente, os meios de contato dos advogados podem ser encontrados no rodapé das petições, procurações, contratos, cartão de visitas e site, então fique atento!

    - Na dúvida, procure pessoalmente o escritório de advocacia responsável pelo seu processo e confirme a veracidade das informações recebidas. No mínimo, exija uma chamada de vídeo para se certificar da identidade do seu advogado.

    - Caso receba mensagens suspeitas, registre todas as conversas por meio de capturas de tela e mantenha esses registros salvos, pois tais provas serão utilizadas por você e pelo seu Advogado, para lavratura de Boletim de Ocorrência visando resguardar direitos.

    - Denuncie imediatamente qualquer tentativa de golpe à OAB local.

    A atuação cuidadosa e a checagem direta com o profissional responsável são as melhores formas de se proteger contra esse tipo de fraude, que vem crescendo de forma preocupante.

    Por fim, lembre-se de que o seu advogado é tão vítima quanto você, desses golpes. A gente, que tem uma reputação a zelar e que passa a vida construindo uma imagem sólida e confiável perante a sociedade, também perde quando um cliente vira vítima desses malfeitores!

    --- -- ---

    Essa semana perdi uma grande amiga, a professora e Dama da Casa da Amizade do Rotary Club de Avaré, Cacilda Massud.

    Era pessoa de fala mansa, positiva e cuja preocupação sempre foi fazer com que todos os que a cercavam, se sentissem bem.

    Fica aqui, a minha singela homenagem para ela, e seu legado de amor ao próximo.

    Que Deus possa confortar o coração de seu esposo, Salin Massud, das filhas Simone e Ana Maria, bem como dos demais familiares.

     

    --- -- ---

    Se você gosta e apoia o meu conteúdo, participe dos grupos do Palanque do Zé.

     

    Telegram: https://t.me/palanquedoze

     

    WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhUuwHcdyvJ8RrZ9Rzzg53

     

     

     

     

    OUTRAS NOTÍCIAS

    veja também