O incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de camping em Timburi (SP) continua ativo nesta terça-feira (16) e avançou sobre uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Roberto Carlos Fonseca, mais de 30 hectares já foram destruídos pelo fogo.
As chamas começaram no domingo (14), em uma área de vegetação próxima a um camping, e mobilizou as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Na segunda-feira (15), através das redes sociais, a prefeitura informou que apura se o incêndio teve origem criminosa.
Ao todo, o fogo já teria consumido cerca de 35 hectares da mata atlântica. Roberto também informou que foi solicitado o auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar e da aeronave de asa rotativa da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Equipes de Ourinhos (SP) atuam combatendo o fogo rasteiro no local, mas alguns trechos não são possíveis de alcançar.
Imagens de drone mostram que o fogo se espalhou pela mata em Timburi. As chamas ultrapassaram a altura das árvores e, ao longo da área, é possível ver novos focos do incêndio. A intensidade das chamas também provoca uma densa nuvem de fumaça.
Ainda segundo a equipe municipal, devido ao tempo nublado nesta terça-feira, o fogo não conseguiu força para se estender. Mas alertou que ao longo da tarde, com a intensificação da temperatura, o incêndio pode atingir outros locais. Ao todo, são três dias de combate.
Taquarituba
A Defesa Civil de Taquarituba atuou na noite de segunda-feira (15) no controle de um incêndio de grandes proporções registrado nos fundos da Capal, em uma área de banhado do município.
O fogo teve início por volta das 19h30 e se alastrou rapidamente, com chamas altas que representaram risco de propagação para residências e também para uma empresa agrícola localizada nas proximidades.
As condições do terreno dificultaram a ação direta no combate, o que levou a equipe a adotar a abertura de um aceiro com o uso de água. A medida foi essencial para conter o avanço das chamas e evitar que o fogo atingisse áreas habitadas.
Durante a operação, foram utilizados aproximadamente 26 mil litros de água em um trabalho que se estendeu por cerca de três horas.
A estimativa é de que a área queimada tenha alcançado 13.400 metros quadrados. Após as ações da Defesa Civil, a situação foi controlada.(Do G-1)